Programação de visitas institucionais da Presidência do TJAP segue por Tartarugalzinho

REUNSERVTRTRGZNH 11Em continuidade à agenda institucional por comarcas do interior do estado, o desembargador-presidente Carlos Tork (TJAP) encontrou-se com magistrado e servidores do Fórum de Tartarugalzinho na última sexta-feira (18). Na pauta, foram tratados temas como produtividade e a importância de manter celeridade nos trâmites para reduzir o custo processual e estratégias para manobrar a dinâmica “força de trabalho versus atividade”, tocando na questão da nomeação de concursados e realização de concursos de remoção.

REUNSERVTRTRGZNH 3Dando ênfase à possibilidade de adesão ao sistema de secretarias centralizadas para incrementar a produtividade, medida pela diferença entre processos distribuídos e arquivados, o presidente do TJAP observou que para aderir às secretarias centralizadas em Macapá a decisão cabe ao diretor do Fórum, mas há três requisitos básicos e indispensáveis para isto ocorrer.

REUNSERVTRTRGZNH 18“O primeiro passo para poder tomar tal decisão é a plena virtualização do acervo da Comarca, pois com processo físico é impossível operar no sistema de secretarias centralizadas”, explicou o desembargador, acrescentando que uma vez a comarca tendo aderido a tal sistema “todos os processos cíveis serão administrados na Secretaria Única Cível, os criminais na Secretaria Única Criminal e assim sucessivamente – exceto os processos de infância, que continuarão sendo administrados dentro da comarca de origem”.

REUNSERVTRTRGZNH 12O segundo requisito fundamental é um link eficiente de internet, “pois do ponto de vista técnico é necessária uma comunicação rápida, em tempo real, entre secretaria e vara”.

“Já o terceiro item é a taxa de acervo, que tem que ser mantida baixa, pois não é justo levar para o sistema a secretaria de um acervo muito pesado, pois acaba distribuindo a dificuldade com todas as outras comarcas que tenham aderido”, complementou o magistrado.

REUNSERVTRTRGZNH 1O titular da Vara Única de Tartarugalzinho, Heraldo Costa, registrou que uma característica do acervo acumulado em Tartarugalzinho é sua “modernidade”. “Mais de 70% dos processos atualmente tramitando aqui na comarca foram iniciados de janeiro de 2017 para cá, o que demonstra nossa celeridade e empenho na prioridade dada aos processos mais antigos”, observou.

 

- Macapá, 21 de maio de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD