Práticas restaurativas da Justiça do Amapá são apresentadas a socioeducadores da Guiana Francesa

guianainfanc 1O Juizado da Infância e da Juventude – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas foi representado pela assistente social Ângela Martins no encontro de boas práticas promovido pelo Ministério Público do Estado do Amapá, na última sexta-feira (11). Também participaram do encontro técnicos do Sistema Socioeducativo da Guiana Francesa interessados em conhecer os projetos que aplicam práticas restaurativas na Justiça do Amapá.

guianainfanc 4“É muito gratificante quando profissionais de um país de primeiro mundo vêm até nós com o intuito de aprender algo bom”, disse Ângela. A servidora explicou à comitiva francesa como a Justiça do Amapá está aplicando as práticas restaurativas no sistema socioeducativo, que atende adolescentes em conflito com a Lei. Na comarca de Macapá, o projeto “Diálogos” responde hoje pela capacitação de todos os colaboradores do sistema para implementação das ferramentas que o modelo proporciona.

guianainfanc 2Ângela definiu a reação dos franceses como de “encantamento” com as informações prestadas. Segundo ela, chamou atenção também o fato de a Justiça do Amapá contar com um fundo específico para este fim, o Fundo de Apoio ao Juizado da Infância e da Juventude (FAJIJ), que recebe recursos de custas judiciais e reaplica em projetos sociais que beneficiam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

guianainfanc 5De acordo com Ângela Martins, as diferenças entre o ordenamento jurídico brasileiro e o francês enriqueceu o diálogo, proporcionando às equipes dos dois países algum aprendizado sobre como aprimorar o atendimento à infância e à juventude. Durante o encontro ficou alinhado o início de uma cooperação técnica, que levará uma oficina sobre fundo de apoio e formas de captação de recursos, bem como sobre aplicação de práticas restaurativas na Guiana Francesa.

A comitiva francesa presente ao encontro foi composta por Chaska Combeaux, coordenadora do Sistema Socioeducativo da Guiana Francesa; Erwan Gourmelen, delegado do Group SOS Jeunesse, diretor do Centro Educativo e da Ti Kaz - Casa de Acolhimento de Emergência para menores em conflito com a Lei na Guiana Francesa; Edielson Baziler, educador social do Octuvon Centro Educativo; Jessica Poulard, educadora social do Octuvon Centro Educativo; e Ordinei da Cruz, educador social da Ti Kaz.

- Macapá, 18 de maio de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD