Presidente do TJAP participa de formatura realizada pelo Exército em homenagem a Cabralzinho
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork, participou de solenidade de Formatura em homenagem a Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho, general honorário do Exército Brasileiro e herói do Amapá. O homenageado dá nome ao Batalhão de Infantaria de Selva do Amapá (34º BIS).
A honraria a Cabralzinho se justifica pelo ato de heroísmo ao defender as terras do Amapá da invasão dos franceses em batalha ocorrida no dia 15 de maio de 1895, antecipando a resolução da questão do Contestado do Amapá (disputa de limites envolvendo França e Brasil).
O chefe do Judiciário Amapaense, o comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, general Luiz Gonzaga Viana Filho, e o comandante do 34º BIS, tenente-coronel Gelson de Souza, depositaram uma coroa de flores ao lado do quadro de Cabralzinho, em exposição no momento da solenidade.
Além do nome do 34º BIS, Veiga Cabral também dá nome ao batalhão da Policia Militar do Amapá; a uma praça no Centro de Macapá onde há uma estátua do homenageado; a um bairro localizado na zona oeste da capital além de outra estátua na entrada do município de Amapá, onde aconteceu a batalha há exatos 123 anos.
- Macapá, 16 de maio de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quarta, 16 Mai 2018 02:25