Arquipélago do Bailique receberá 130ª Jornada Fluvial do Programa Justiça Itinerante na segunda-feira

Jornada Fluvial Arte2 02O programa Justiça Itinerante, realizado pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e coordenado pelo titular do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Macapá, juiz Luciano Assis, realizará a 130ª Jornada Fluvial ao Arquipélago do Bailique. A edição acontecerá entre os dias 06 e 12 de maio. A Jornada proporciona, além de serviços de atendimento judicial, uma série de serviços básicos que beneficiam os moradores do arquipélago.

130JORNABAILIQUE 3O magistrado que coordena o programa e integra a comitiva, juiz Luciano Assis, ressalta que a presença da Justiça em locais com dificuldade no acesso é fundamental para o exercício da cidadania nas comunidades. “Será uma viagem de grande porte, estamos levando inúmeros parceiros para que o trabalho seja extremamente exitoso. A cada ida nossa vemos a satisfação que aquele povo tem em nos receber e sempre voltamos de lá com novas histórias”, comenta.

Para esta edição a novidade fica por conta da inauguração do novo Posto Avançado da Justiça, que passou por uma reestruturação em seu prédio e poderá oferecer mais conforto aos atendidos. “Nós conseguimos, com o apoio do Tribunal de Justiça, uma readequação do nosso posto avançado”, registra o juiz, acrescentando que “sempre buscamos novos parceiros e ampliar nossos serviços e é preciso também aprimorar as condições do local de atendimento, para os que vão conosco e, principalmente, para o público que será atendido”.

O magistrado destaca ainda a realização do Projeto Comunidade em Círculos, realizado no arquipélago do Bailique. “Estamos realizando além dos nossos atendimentos, uma capacitação daqueles moradores para que eles possam, através de métodos de conciliação, chegar a entendimentos e, quando chegarmos lá, seja feita a homologação do acordo”, explica o juiz.

Outra preocupação da Justiça Itinerante é em relação ao fenômeno das “Terras Caídas”, provocado pela erosão no arquipélago que afeta as comunidades ribeirinhas. Para a missão de atender a população afetada, a jornada terá a participação do INCRA e SEMAST para cadastrar as pessoas que estão perdendo suas propriedades. “Com essa situação alarmante que o Bailique está passando, nós chamamos parceiros para dar a devida atenção a essas pessoas que estão sendo prejudicadas pela ação da natureza”, finaliza o juiz Luciano Assis.

130JORNABAILIQUE 7O supervisor do Programa Justiça Itinerante, Rubens Barros Gomes, pontua que os atendimentos realizados durante a semana serão concentrados em quatro localidades do distrito. A principal delas, a Vila Progresso, receberá atendimentos em seu posto avançado de segunda até quarta-feira. “Ainda na quarta atenderemos na localidade de Limão do Curuá, na quinta o atendimento será em Itamatatuba e encerraremos na sexta com atendimento a comunidade do Ipixuna”, conclui o servidor.

130JORNABAILIQUE 8A 130ª Jornada Fluvial contará com o apoio da Defensoria Pública do estado, Ministério Público, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAST, Companhia de Água e Esgoto do Amapá – CAESA, Centro de Especialidades Odontológicas do estado, Policia Técnica – POLITEC e Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

 

- Macapá, 04 de maio de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr:www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD