Programa Justiça Itinerante proporciona cidadania aos moradores do bairro Marabaixo IV
A Justiça do Amapá realizou mais uma edição da Jornada Terrestre. Desta vez o local escolhido foi o bairro Marabaixo IV, na zona oeste de Macapá. A ação teve início no dia 25 de abril, na Sede do Liberato, e se estendeu até sexta-feira, 27, período em que foram atendidas centenas de pessoas. A Justiça Itinerante tem como objetivo proporcionar cidadania a moradores de bairros mais distantes do centro e distritos, facilitando o acesso a serviços judiciais e extrajudiciais.
A dona de casa Maria de Lourdes aproveitou a oportunidade para fazer a retirada de documentos para ela e para as filhas. Segundo a dona de casa, a ação da Justiça não poderia ter vindo em melhor hora. “Esse serviço que a Justiça faz é muito especial para nossa comunidade. Nós temos dificuldade no deslocamento para conseguir os serviços, e com a Justiça trazendo até aqui facilita para todos nós”, afirmou.
Marcus Vinicius da Silva Coutinho considera a ação fundamental para que os moradores do bairro possam obter de forma facilitada a sua documentação. “Como nosso bairro não tem muitas ligações com o centro é bem difícil alguém ter acesso a esses serviços, então essas ações do Tribunal só geram benefícios para os moradores”, explicou.
A edição da Jornada Terrestre contou com as parcerias do Ministério Público, Defensoria Pública, Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio FAMAP, Polícia Técnico-Científica - POLITEC e o Centro de Especialidades Odontológicas do estado do Amapá - CEO.
Nesta jornada foram oferecidos serviços judiciais como peticionamentos e orientações jurídicas. Entre os serviços extrajudiciais, o mais procurado foi emissão de carteiras de identidade e atendimento odontológico.
O supervisor da Jornada Itinerante, Rubens Barros Gomes, avaliou positivamente a edição. “Nós estivemos durante três dias fazendo diversos atendimentos e ficamos felizes por termos a resposta da comunidade que compareceu em grande número”, comentou o servidor.
Uma das novidades desta edição foi a realização de atendimentos odontológicos. De acordo com Rubens Barros já existia uma parceria com o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, com o trabalho voltado para palestras de conscientização sobre saúde bucal. “Desta vez, além de conscientização, estão sendo feitos encaminhamentos para o atendimento em locais adequados”.
O dentista Fernando Lopes destacou a necessidade de levar até os moradores do bairro Marabaixo IV o trabalho da atenção básica, fazendo avaliações e encaminhamentos para o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, que atende média e alta complexidade odontológica. “Fazemos a avaliação onde verificamos o tratamento que cada paciente necessita e já direcionamos para o Centro onde será realizado o tratamento”, ressaltou o dentista.
Os atendimentos acontecem nos CEOs localizados nos bairros Jesus de Nazaré, na av. Vereador José Tupinambá; Centro, na Av. Duque de Caxias, atrás do Hospital Geral e na Igreja dos Capuchinhos, Av. FAB, bairro Santa Rita.
- Macapá, 02 de maio de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quarta, 02 Mai 2018 00:18