1ª Vara Criminal de Santana passa a administrar recursos de penas de prestação pecuniária para aplicar em projetos sociais

reune1crimstn 1A titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Santana, juíza Priscylla Peixoto Mendes, recebeu gestores de órgãos públicos e representantes de entidades privadas com finalidade social, na manhã desta quinta-feira (26), no Plenário do Fórum daquela Comarca. O objetivo do encontro foi esclarecer a Portaria nº 06/2018, que nomeou a 1ª Vara Criminal de Santana a gestora da conta vinculada, onde são depositados os recursos provenientes das penas de prestação pecuniária, suspensão condicional dos processos e transação penal, oriundas das Varas Criminais e Juizados Criminais e de Violência Domestica, da Comarca de Santana.

reune1crimstn 20Auxiliada pelas servidoras Antonice Pinho de Melo e Dora Anchieta dos Santos, da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) da Comarca de Macapá, a juíza explicou detalhes sobre o procedimento de habilitação de entidades públicas e privadas com finalidade social interessadas no recebimento de recursos para destinação a projetos sociais.

“Esses recursos devem retornar à sociedade santanense na forma de projetos sociais que contemplem as áreas da saúde, educação, segurança pública e capacitação profissional, entre outros, por intermédio de entidades públicas e privadas com finalidade social, previamente conveniadas, segundo critérios objetivos estabelecidos em edital próprio”, esclareceu a juíza.

reune1crimstn 3No próximo dia 02 de maio será publicado no Diário de Justiça (Portal do TJAP) e no quadro de avisos do Fórum de Santana o Edital de Chamada Pública, contendo a lista de documentos e demais critérios para que entidades públicas e privadas possam se habilitar e celebrar convênio com o TJAP, por intermédio da 1ª Vara Criminal, e, eventualmente, serem atendidas em seus pleitos, mediante a apresentação de projetos sociais.

Cada entidade interessada deverá apresentar a documentação no prazo máximo de 30 dias a contar da publicação do edital, com vistas a celebrar convênio e, eventualmente, receber recursos para realização de projetos sociais.

reune1crimstn 29“No primeiro ano vamos limitar cada projeto ao valor máximo de R$ 5 mil reais, mas, dependendo do fluxo de arrecadação deste ano, podemos aumentar o teto em 2019”, ponderou a magistrada, acrescentando que “hoje, o saldo disponível na conta vinculada é de aproximadamente R$ 239 mil reais”.

reune1crimstn 13Somente as entidades conveniadas poderão apresentar projetos e só os projetos que atenderem aos critérios terão repasses autorizados. “A autorização de cada projeto pelo Juízo da 1ª Vara Criminal será precedida de pareceres do Serviço Social da Comarca de Santana e do Ministério Público do Amapá”, explicou a magistrada, observando que “após o repasse do recurso, as entidades beneficiadas terão o prazo de 15 dias para prestar contas e comprovar a execução conforme o projeto aprovado”.

reune1crimstn 21Antonice Melo, da VEPMA, acrescentou que todas as entidades devem procurar, ainda no ato da cotação, pesquisar, pechinchar e economizar com os produtos ou serviços a que se destinam os recursos financeiros solicitados. “Afinal, é dinheiro público, é de todos nós e precisamos dar o exemplo”, lembrou, “inclusive devolvendo uma eventual sobra, pois o recurso poderá ajudar outros projetos, sejam da mesma instituição ou de outras”, finalizou.

Macapá, 27 de abril de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD