Juízes criminais e assessores jurídicos do Fórum de Macapá assistem palestra do delegado Sidney Leite sobre tráfico de drogas
A Coordenação das Varas Criminais do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) promoveu, na última sexta-feira (20), uma palestra sobre tipos e potencialidades lesivas das drogas entorpecentes que circulam no Amapá. O tema foi apresentado pelo delegado de Polícia Civil Sidney Leite, a convite do Juiz Matias Pires Neto, titular da 4ª Vara Criminal da Comarca de Macapá.
Juízes das Varas Criminais e assessores jurídicos que atuam no Fórum de Macapá puderam acompanhar a abordagem do tema, que ocorreu do auditório da Turma Recursal. De acordo com o juiz Adão Joel Gomes de Carvalho, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Macapá e subcoordenador das Varas Criminais, “além de explanar, o delegado Sidney Leite levou diversos tipos de drogas apreendidas para mostrar como cada uma é apresentada fisicamente no comércio criminoso”.
Outro aspecto da abordagem foi quanto à potencialidade lesiva de cada substância. De acordo com o juiz Adão, o crack ainda é a droga que causa efeitos destruidores mais rapidamente. “Essas drogas entram no Amapá por meio dos rios, vindas da Colômbia – especialmente de uma cidade chamada Letícia – e da Bolívia. Passam por um entreposto na cidade de Santarém e depois chegam ao Amapá”, afirmou o juiz.
O magistrado disse ainda que parte dessas drogas fica no estado, mas outra parte segue para as demais regiões do Brasil. “Com os rios cheios, como resultado das fortes chuvas, fica ainda mais fácil o tráfico por meio de embarcações”, alertou. Maconha, cocaína, crack, LSD e Skank foram os principais tipos de entorpecentes apresentados pelo delegado Sidney Leite à plateia.
“Foi muito importante a forma como o delegado Sidney trouxe o tema, sobretudo mostrando as drogas para que nós tomássemos conhecimento de cada uma, inclusive com informações sobre o preço de cada substância no mercado e a margem de lucros dos traficantes, demonstrando ainda equipamentos que servem para beneficiar e embalar essas drogas. Uma vez que diariamente nos deparamos com processos relativos ao tráfico de drogas nas varas criminais, essas informações são de muita utilidade para analisarmos cada processo”, afirmou o juiz Adão.
- Macapá, 23 de abril de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Segunda, 23 Abril 2018 03:48