Durante entrevista ao Programa Nas Ondas do Judiciário, pesquisador amapaense destaca livro sobre fitoterápicos e revela potencialidades do Açaí

DOUTORTAVARES 1Pós-Doutor em Ciências Farmacêuticas, o professor e pesquisador da Universidade Federal do Amapá (Unifap), José Carlos Tavares Carvalho, é o entrevistado no programa Nas Ondas do Judiciário – Um Rio de Informações, desta sexta-feira (13). O cientista amapaense acaba de lançar a 2ª edição do livro “Fitoterápicos Antinflamatórios”, resultante de pesquisas e produção de medicamentos a base de matéria-prima da flora amazônica.

DOUTORTAVARES 5Segundo o pesquisador, os fitoterápicos estão na ordem do dia mundialmente. “As grandes indústrias farmacêuticas querem sempre apresentar produtos novos no mercado, e hoje a forma mais rápida de se constituir um medicamento novo é tendo como base as plantas”, explica Tavares, que revela curiosidade pelo tema desde a infância, no uso cotidiano de ervas e plantas medicinais pela mãe e avó.

Dentre as plantas abordadas na obra, o pesquisador destacou o uso do Açaí, em todas as suas formas, desde a raiz até o fruto, como rica base medicinal. “Recentemente orientei uma tese de doutorado que estudou o óleo do Açaí, que tem efeito de prevenção da arteriosclerose, trabalho já publicado internacionalmente”, conta o pesquisador. Encontrado em forma de cápsulas ao redor do mundo, “o fruto da Amazônia ainda tem valor agregado muito baixo na nossa região”, segundo ele.

DOUTORTAVARES 4Tavares afirma que do Açaí podemos aproveitar tudo, desde a raiz utilizada para proteger o fígado dos efeitos da Malária, até as folhas que tem as mesmas propriedades antioxidantes do fruto. Toda essa riqueza está prestes a ser industrializada no Amapá, anuncia o professor que está em negociação com empresa do setor para implantação no Distrito Industrial do Amapá.

O programa Nas Ondas do Judiciário – Um Rio de Informações é uma produção da Assessoria de Comunicação do TJAP, que vai ao ar pelas ondas da Rádio Difusora de Macapá, em cooperação com o Poder Judiciário, às sextas-feiras, de 11 às 12 horas.

-Macapá, 13 de Abril de 2018-                                         

Assessoria de Comunicação Social do TJAP

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD