“Caso Clodoaldo”: Acusados do assassinato do agente penitenciário retornam ao banco dos réus
Com grande repercussão na sociedade amapaense, o processo nº 0030043-39.2012.8.03.000 conhecido como “Caso Clodoaldo”, retorna ao plenário da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá, sob a presidência do juiz Luiz Nazareno Borges Hausseler. O julgamento ocorrerá no dia 18 de abril.
O crime aconteceu em junho de 2012. O agente penitenciário Clodoaldo Brito Pantoja foi morto com 20 disparos de arma de fogo em um ramal na zona norte de Macapá, quando retornava do trabalho. Os acusados pelo homicídio são Ismael Carlos Landes Nicolau, Luis Carlos Silva Teixeira, Wagner João Oliveira Melônio e Wesley Alves da Silva. Segundo o Ministério Público do Amapá, a vítima teria sido executada por ordem de detentos do IAPEN.
De acordo com o chefe de gabinete da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Marco Antônio Monteiro de Brito, a realização deste julgamento requer uma mobilização entre Justiça e Segurança Pública, uma vez que dois réus estão presos em outros estados, sendo necessário o recambiamento dos acusados. “Há todo um planejamento estratégico para o deslocamento destes réus. E como sabemos, para a realização do Tribunal do Júri é indispensável a presença de todos os atores processuais”, ponderou o servidor.
Além do caso do agente penitenciário, estão marcadas para o mês de abril 12 sessões plenárias e 40 audiências de instrução. O servidor destacou ainda que a unidade judiciária realiza em média 30 audiências de instrução e dez sessões plenárias mensalmente.
“A sessão plenária é o julgamento em primeira instância, quando o magistrado submete o réu ao júri formado por representantes da sociedade civil, sendo essa decisão soberana”, explicou. As sessões plenárias são realizadas três vezes por semana, no prédio anexo do Fórum Desembargador Leal de Mira, sempre às segundas, terças e quintas-feiras.
- Macapá, 10 de abril de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Terça, 10 Abril 2018 04:21