TJAP e MP realizam círculos de diálogos com moradores da comunidade do Ambrósio, em Santana

ambrosio2 1Com o objetivo de dialogar com os moradores da área portuária da Comunidade do Ambrósio, no município de Santana, sobre questões relacionadas ao sentimento de pertencimento e empoderamento do cidadão, o Projeto Comunidade em Círculo realizou a segunda atividade na região, na escola municipal Nossa Senhora dos Navegantes, com a participação de mais de 120 pessoas.

ambrosio2 24A atividade é resultado de colaboração entre Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e Ministério Público Estadual (MP-AP). O programa Comunidade em Círculo pretende captar as demandas mais relevantes e de maior projeção na comunidade para produzir, por meio de processamento interinstitucional, projetos, programas e soluções com a finalidade de aprimorar a qualidade de vida e a cidadania dos residentes.

ambrosio2 5De acordo com a juíza titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Santana, Carline Regina de Negreiros Cabral Nunes, um dos principais objetivos do projeto é fazer com que a comunidade sinta-se fortalecida. “A parceria com o Ministério Público visa desenvolver as práticas da Justiça Restaurativa dentro da comunidade do Ambrósio, sendo que nesse encontro abordamos o tema do pertencimento com os moradores. Retiraremos um relatório do diagnóstico realizado para observar a temática que trabalharemos no próximo encontro”, explicou a magistrada.

ambrosio2 58Em visita ao estado do Amapá, a facilitadora em círculos restaurativos da Guiana Francesa, Chaska Combeaux, colheu experiências sobre os trabalhos realizados pelo TJAP e MP. Para ela, as novas experiências trouxeram aprendizado que levará para o seu país, que ainda não adota esses métodos de resolução de conflitos.

ambrosio2 54“Achei muito bonita a intensidade do respeito em todo o grupo. Foi bom escutar deles como vivem a questão do respeito ao próximo e como podem levar essas habilidades para ajudar a construção do seu bairro. Eu acredito muito nos bens que as práticas restaurativas podem trazer para os relacionamentos humanos e por isso estou muito feliz de participar desses momentos com a comunidade para poder desenvolver no meu país”, relatou a guianense.

ambrosio2 3A coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas (NMCPR) da Promotoria de Justiça de Santana, promotora Sílvia de Souza Canela, destacou que a justiça restaurativa traz uma nova forma de ver o mundo, melhorando o relacionamento entre as pessoas dentro de um corpo social.

“Estamos vivendo em um mundo muito difícil, onde a violência tem tomado conta e onde às vezes passamos a enxergar somente o lado ruim das coisas. Todos nós devemos buscar meios de estarmos felizes, a nossa proposta é realizarmos todo mês um encontro para conhecer os anseios da comunidade, para que todos vocês possam ir à busca de soluções para uma comunidade melhor, se unindo e fortalecendo”, considerou a procuradora.

ambrosio2 30Atendendo uma das principais reivindicações dos moradores que diz respeito à sede própria da associação comunitária, as equipes do TJAP e MP aproveitaram a ocasião para visitar um espaço abandonado dentro da área de pontes, onde será verificada a situação legal e uma reforma para viabilizar o ambiente à comunidade.

Também participaram do encontro a titular da 2ª Vara Cível e de Fazenda Pública e diretora do Fórum de Santana, juíza Eliana Pingarilho, e o titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Santana, Adilson Garcia. Representantes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Comarca de Santana também esteve presente atuando como parceiro da atividade.

O projeto pretende realizar encontros mensais com os moradores, para que sejam debatidos temas de interesse da comunidade. O próximo encontro foi agendado para o dia 10 de maio.

- Macapá, 06 de Abril de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD