Gestores de Unidades Judiciárias e servidores recebem treinamento sobre o modelo de Gestão de Pessoas por Competências
O Programa Melhor +, responsável por implantar o modelo de Gestão por Competências na Justiça Amapaense, iniciou nesta quarta-feira, 04, na sede da Escola Judicial do Amapá, o treinamento de gestores e servidores sobre a nova metodologia. A capacitação se estenderá até sexta-feira, 06, e tem como objetivo ensinar como realizar o Mapeamento de Atribuição por Produto - MAP dentro de cada unidade.
Segundo o consultor Victor Barbalho, o curso sobre o levantamento do Mapa de Atribuição por Produto – MAP é fundamental para que possam ser conhecidas as competências técnicas de cada servidor. O consultor evidencia que entre as metas inerentes ao MAP estão: estruturar as atividades da unidade, oferecer ferramentas para o gestor visualizar e distribuir as atividades da equipe, buscar a eficiência da unidade e da instituição, identificar as necessidades de capacitação para a entrega dos produtos e preparar a instituição para implantar o modelo de Gestão de Pessoas por Competências.
“Encerramos a etapa de sensibilização, quando explicamos o que é o projeto para os servidores. Agora iniciamos o trabalho de conhecimento das competências técnicas exigidas no exercício de cada função dentro do Tribunal”, explica Victor Barbalho. Competências técnicas são os agrupamentos de conhecimentos e habilidades essenciais para o correto desempenho das atividades laborais.
Os participantes do curso receberam apostilas com instruções de como elaborar e utilizar o sistema de mapeamento de competências. Lorena Ribeiro, chefe de gabinete da 5ª Vara Cível e de Fazenda Pública, foi escolhida como madrinha da primeira turma que passou pelo treinamento. Ela será responsável por auxiliar os demais gestores quanto à elaboração do MAP. "Nós estamos sempre em busca do aperfeiçoamento do serviço público, dessa forma é imprescindível que nós gestores estejamos capacitados para realizar o levantamento de dados, que certamente irá contribuir para o engrandecimento da nossa Justiça", ressalta a servidora.
Chefe de secretaria da 1ª Vara do Juizado Especial Cível Central da Comarca de Macapá, Marcus Vicente avalia que o treinamento pelo Programa Melhor + é fundamental em virtude do movimento de implantação do modelo de gestão de pessoas. “Em uma mudança como a que está sendo realizada, é necessário que todos estejam mobilizados e preparados para que possamos implantar a nova metodologia e saibamos usar esse novo modelo dentro das unidades. Tudo isso para alcançarmos o objetivo de tornar a Justiça cada vez mais rápida e eficiente para o cidadão”, comenta Marcos Vicente.
A Gestão por Competências é uma metodologia que vem sendo aplicada em vários tribunais de Justiça pelo Brasil e tem se mostrado uma tendência em todo o setor público. Além de ser vinculado ao Plano Estratégico 2015-2020 do Tribunal de Justiça do Amapá, o modelo atende ainda a Resolução 240/2016 do Conselho Nacional de Justiça.
- Macapá, 05 de abril de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quarta, 04 Abril 2018 22:32