Secção Única do TJAP nega Habeas Corpus para réus acusados de crimes passionais

crimespassionais 1O Tribunal de Justiça do Amapá – TJAP realizou a 410ª Sessão Ordinária da Secção Única, com 23 processos para julgamento, dos quais 19 eram pedidos de Habeas Corpus. Destaca-se o processo de nº 0003209-26.2017.8.03.0000, que tem como réu o Policial Militar Abraão Jardim Machado, acusado de matar a tiros o servidor da Justiça Gerson Rodrigues Martins, de 46 anos, na saída de um culto evangélico. O crime ocorreu em 27 de novembro de 2016 e teria sido motivado por ciúmes.

crimespassionais 10O Habeas Corpus ao sargento militar, preso no Centro de Custódia do Zerão, foi negado pelo relator, desembargador Rommel Araújo de Oliveira, e acompanhado por unanimidade pelos demais magistrados. Segundo o relator, Abraão Jardim responde por outros crimes e, no caso em julgamento, fica expresso que mesmo separado há cinco anos de sua ex-esposa, reiteradamente a ameaçava conforme revelam os autos.

crimespassionais 7Outra ação envolvendo violência contra a mulher também resultou em Habeas Corpus negado pela Corte do TJAP. Desta vez, trata-se do processo de nº 0000125-80.2018.8.03.0000, referente ao réu Benedito Quaresma, acusado de lesão corporal contra sua companheira. Segundo o relator, desembargador Rommel Araújo de Oliveira, o mesmo responde por vários crimes semelhantes e, neste caso em julgamento, além de ter proferido tapas e tentado enforcar a mulher com um cinto, a ameaçou com arma de fogo.

Considerando a sequência de atos violentos e a ameaça permanente contra a vida da vítima, o relator denegou a ordem, no que foi acompanhado por unanimidade pelos demais magistrados. Em análise dos fatos, o desembargador João Guilherme Lages ressaltou a trágica realidade de casos como esse que, se não tiverem o rigor da Justiça, podem resultar em homicídio como registram as estatísticas do Conselho Nacional de Justiça.

crimespassionais 8A 410ª Sessão Ordinária da Secção Única do TJAP foi presidida pela desembargadora Sueli Pini e contou com a participação dos desembargadores Manoel Brito, João Guilherme Lages e Rommel Araújo de Oliveira, além do juiz convocado Eduardo Contreras. O Ministério Público do Estado se fez representar pela procuradora de Justiça Maricélia Campelo.

- Macapá, 22 de março de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD