Programa radiofônico Justiça em Casa abre espaço para falar sobre Eleições 2018

TREJUSTICAQUADRO 1A pouco mais de seis meses para as Eleições Gerais de 2018, os Tribunais Regionais Eleitorais desenvolvem ações que promovam no eleitor o interesse pelo voto. A partir desta semana, o programa de rádio Justiça em Casa, que vai ao ar todas as quintas-feiras, das 15 às 16 horas, pela Rádio Universitária 96.9 FM, abre espaço para falar sobre Eleições 2018.

TREJUSTICAQUADRO 6Na estreia do quadro, a servidora da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral, Flávia Araújo, destacou a participação do jovem no processo democrático, em especial aqueles com idade de 16 e 17 anos, que vão exercer o direito ao voto pela primeira vez apesar de não possuírem a obrigatoriedade de votar. “A primeira etapa da campanha Jovem Eleitor começou em novembro de 2017 e mostra a importância do voto desde a Constituição de 1988, quando os ‘caras pintadas’ mostraram o interesse pela política diante do quadro que se apresentava na época, com país saindo da ditadura para a democracia, quando conquistaram o direito do voto aos 16”, explicou.

TREJUSTICAQUADRO 2Flávia Araújo relatou ainda que a conquista do jovem pelo voto também foi uma demonstração de maturidade política e, consequentemente um avanço para a democracia, já que é uma fase da vida quando os questionamentos são frequentes e os debates constantes. “Embora muitos não observem, mas o jovem amadureceu politicamente, ele questiona, participa, quer saber quem é o candidato, quais são as diretrizes dos partidos políticos e isso fortalece a democracia e ajuda na escolha do melhor candidato”, prosseguiu.

A servidora também evidenciou as redes sociais como uma ferramenta de comunicação muito forte nas mãos dos jovens e que já vem contribuindo com algumas mudanças no cenário político atual.

A Justiça Eleitoral ainda lançou a campanha #PartiuMudar, constituída a partir do conceito “vem ser mais um para fazer a diferença”, e complementa a iniciativa do projeto “Eleitor do Futuro”; que faz parte do programa Jovem Eleitor, que busca incentivar o alistamento eleitoral e o voto responsável dos eleitores entre 16 a 18 anos incompletos.

Pesquisa realizada pelo TSE em 2017 revelou que dos eleitores entre 16 e 20 anos, 69% acreditam que o voto pode criar um futuro melhor para o país; 58% têm o hábito de discutir política. Em Macapá o número de jovens na faixa etária de 16 e 17 anos é 8.885, sendo 2.251 jovens eleitores com 16 anos e 6.634 com 17 anos.

Macapá, 14 de Março de 2018-                                         

Assessoria de Comunicação Social do TJAP

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

 

    

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD