Justiça do Amapá homenageia os profissionais que atuam com amor e dedicação para proporcionar leitura e conhecimento
O dia 12 de março homenageia o Bibliotecário, um profissional que sabe da importância da leitura na formação da vida de cada pessoa. Por meio dos livros é possível ampliar o conhecimento e alcançar objetivos. Com a intenção de proporcionar acesso a essa busca pela informação e conhecimento, o Tribunal de Justiça do Amapá, há 26 anos, abriga em seu prédio a Biblioteca Juiz Francisco Souza de Oliveira.
Acessível, tanto ao público interno como para o público externo, a Biblioteca atualmente tem em seu espaço mais de 20 mil títulos, entre livros e periódicos. Aproximadamente 80% do acervo são voltados para a área jurídica. No entanto, é possível encontrar grandes obras da literatura brasileira, nomes como Manuel Bandeira, Ariano Suassuna, Paulo Coelho, Jorge Amado fazem parte do rico acervo contido no espaço. A Biblioteca contém ainda livros de magistrados e servidores do próprio Tribunal, como obras dos desembargadores Gilberto Pinheiro e Carmo Antônio de Souza.
Formada em Biblioteconomia e diretora da Biblioteca do Judiciário há 22 anos, a servidora Simone Leite de Menezes ressalta a importância da leitura na formação do ser humano. “Pra quem tem o hábito de ler é possível obter diversos benefícios, como o desenvolvimento de um senso crítico elaborado, pensamento sistêmico, enriquecimento do vocabulário, desenvoltura na oratória e expressão, e mais uma infinidade de melhorias para o cidadão”, explica a diretora.
O educador Paulo Freire afirmava: “é preciso que a leitura seja um ato de amor”, e é dessa forma que a diretora Simone Leite encara a função que exerce. Extremamente dedicada, ela conhece como ninguém cada livro exposto nas estantes da Biblioteca. “Eu amo o que faço, quando ouvi pela primeira vez falar em Biblioteconomia nem sabia o que era, mas ouvi uma palestra sobre o que se tratava e ali tive a certeza de que era o que eu queria pra minha vida”, disse
A Biblioteca do TJAP é um espaço muito procurado por concurseiros, acadêmicos de Direito e por estudantes em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Davi da Costa Evangelista, bolsista lotado na Secretaria da Câmara Única há dois anos, aproveita os momentos livres para usufruir o setor de livros. “Nem todos podemos ter acesso a compra de livros, então a biblioteca nos dá oportunidade de ter acesso a obras importantes que nos auxiliam muito nos estudos”, comenta o bolsista.
Quem faz utilização do local pode realizar pesquisas bibliográficas, empréstimo de publicações, ter acesso à internet, sala de leitura, além de contar com a atenciosa instrução dos dedicados bibliotecários durante as consultas ao acervo, às pesquisas e nos estudos.
Para o público externo realizar empréstimo de livros é necessário um cadastro, que pode ser feito por intermédio de requerimento à Diretoria-Geral do TJAP, anexando cópias da identidade e CPF, juntamente com os comprovantes de residência e de matrícula, no caso dos estudantes, posteriormente dar entrada no protocolo da instituição. Não é necessário cadastro para quem deseja apenas consultar o acervo ou ter acesso à internet.
A Biblioteca Juiz Francisco Souza de Oliveira atende de segunda a sexta-feira, de 07h30 às 14h30.
- Macapá, 12 de março de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Domingo, 11 Março 2018 23:12