Servidores da Justiça participam de curso sobre Revisão Gramatical promovido pela EJAP
A Escola Judicial do Amapá deu início ao calendário de atividades programadas para o primeiro semestre de 2018 com o curso Revisão Gramatical. Destinado aos servidores da Justiça amapaense, o curso que iniciou na segunda e encerra hoje (09) é ministrado pelo professor de Língua Portuguesa e advogado Diego Morpheu com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a correta utilização do português em peças jurídicas.
Na abertura do curso, estiveram presentes o desembargador João Lages, diretor da EJAP; e o juiz Reginaldo Andrade, diretor do Fórum da Comarca de Macapá. Este primeiro curso em 2018 é também o primeiro a ser realizado na nova sede da escola, inaugurada no dia 5 de março.
Professor de Língua Portuguesa há 14 anos, Diego Morpheu também exerce a advocacia e conhece bem a rotina de trabalho dos servidores da Justiça. Conforme o professor, o curso tem como objetivo realizar uma atualização dos serventuários sobre as mudanças gramaticais ocasionadas pelo novo acordo ortográfico, que passou a vigorar em janeiro de 2009. “Nossa meta é proporcionar uma atualização acerca da reforma gramatical, onde poderemos esclarecer algumas dúvidas que persistem sobre a correta ortografia e emprego das palavras na elaboração de peças judiciais”, explica o professor.
Dividido em três módulos, no primeiro momento o curso teve como foco o novo acordo ortográfico, dando ênfase às mudanças que ainda geram muitos questionamentos sobre sua correta utilização. “No segundo momento, trouxemos exemplos de erros comuns que são tão usados que temos a sensação de estarmos empregando de maneira correta, no entanto é preciso ter cuidado, sobretudo com as palavras parônimas, que são palavras parecidas tanto na grafia quanto na pronúncia e que podem provocar algumas confusões”.
Para o último dia de curso, o professor Diego Morpheu disse estar preparando uma dinâmica para fixar o conhecimento obtido pelos servidores durante os dias em que participaram do curso. “Nós pretendemos realizar uma atividade em grupo para absorver melhor o que foi aprendido, sendo também uma oportunidade de socializar, alguns servidores por intermédio desse curso já que estão tendo o prazer de encontrar amigos”, conclui o professor.
Participante do curso de Revisão Gramatical, o servidor do Tribunal de Justiça assessor jurídico na 3ª Vara Cível e de Fazenda Pública da Comarca de Santana, Marcelo Miranda, afirmou ser de extrema importância a realização do curso que aborda a Língua Portuguesa. “A nossa atividade no Poder Judiciário exige uma padronização. A língua portuguesa é nossa ferramenta de trabalho então é necessário que seja sempre usada de maneira correta”.
Um dos diretores de divisão da Escola Judicial do Amapá, José Carlos Queiroz destaca a alegria da equipe da EJAP em “poder ofertar a magistrados e servidores cursos relevantes para a Justiça e em espaço novo, amplo e moderno, que proporciona além de conhecimento, maior conforto aos nossos alunos”, finaliza.
- Macapá, 09 de março de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quinta, 08 Março 2018 23:14