Colaboradores da Política de Conciliação do Judiciário recebem reconhecimento do TJAP

premiados2017sema 1O Tribunal de Justiça do Amapá, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos, premiou 28 pessoas e instituições que atuaram em prol da política nacional de conciliação do Judiciário, com ênfase na XII Semana Nacional de Conciliação realizada em dezembro de 2017. A cerimônia ocorreu no Plenário do TJAP, na segunda-feira, dia 05. (VISUALIZAR FOTOS)

premiados2017sema 36A decisão de premiar os colaboradores se deu a partir do reconhecimento, por parte do Conselho Nacional de Justiça, do esforço desenvolvido pelo TJAP, que atingiu a marca de ser o Tribunal brasileiro que mais conciliou em 2017, mesmo antes da Semana Nacional sobre o tema. Essa marca trouxe ao Judiciário amapaense o Prêmio Conciliar é Legal, recebido pelo desembargador-presidente Carlos Tork em janeiro último na sede do CNJ.

“É um reconhecimento público e institucional de que o prêmio que recebemos do CNJ é de todos. E alguns dentre esses se destacaram e hoje fazemos o reconhecimento da atuação de magistrados, servidores e colaboradores em benefício da cultura da paz e da conciliação”, enfatizou o presidente do TJAP.

premiados2017sema 33A desembargadora Sueli Pini, coordenadora do NUPEMEC, ressaltou que apesar do esforço de ampliação das políticas de conciliação, o Brasil ainda cultiva uma “forte cultura processual”. Nesse sentido, afirmou a importância de manter o trabalho de consolidação dessas políticas. “A cerimônia é importante porque joga luzes sobre o trabalho quer as pessoas fazem, e estimula outros a buscarem alcançar os mesmos objetivos”, afirmou. Porém, a magistrada considerou o fato de que “no Brasil a cultura processual ainda é muito enraizada, por isso é necessário cavar fortes trincheiras para descortinar um novo sistema de entrega da jurisdição, por meio de diversas frentes de conciliação”.

premiados2017sema 39Premiada em 1º lugar na categoria Magistrados, a juíza Joenilda Lenzi, Titular da 3ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos – Cejusc, da Comarca de Macapá, considerou “importante comemorar a conquista de cada um que soma para esse resultado, porque o reconhecimento traz ânimo e motiva a caminhar no sentido de continuar fazendo a Justiça do Amapá ser reconhecida como uma das melhores do Brasil”.

premiados2017sema 42Na mesma categoria foram premiados, em 2º lugar, o juiz Zeeber Lopes Ferreira, Titular do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Laranjal do Jari, representado na cerimônia pelo juiz José Castellões. Em 3º lugar foi premiada a juíza Eleusa da Silva Muniz, titular da 4ª Vara do Juizado Especial Cível Central/Microempresa da Comarca de Macapá, que compareceu ao evento com sua equipe.

premiados2017sema 45Na categoria servidor, Cleinildo Brito Ramos, técnico judiciário do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Laranjal do Jari, conquistou o 1º lugar. Em 2º lugar ficou Marcos Tavares Pedro, técnico judiciário da Vara Única da Comarca de Amapá, que foi representado na cerimônia por sua mãe, Sandra Maria da Silva Tavares. A 3ª colocação da categoria foi para Lidiane da Conceição Silva, auxiliar judiciária da 4ª Vara do Juizado Especial Cível Central / Microempresa da Comarca de Macapá.

premiados2017sema 52“A gente se sente muito feliz porque é um reconhecimento do nosso trabalho, e todos os dias estamos nessa luta das audiências tentando conciliar o maior número possível de conflitos. Sabemos que as pessoas estão lá buscando a nossa ajuda para chegarem a um consenso no seu problema, que acaba sendo de todos nós, da sociedade. Sinto-me honrada de participar dessa premiação, estendendo a toda a nossa equipe, porque sem uma equipe unida não conseguiríamos esse resultado positivo”, declarou Leidiane da Conceição.

premiados2017sema 53Na categoria Estagiário, o 1º lugar foi para Lígia Mônica Wangtohn Coelho, estagiária de nível superior do CEJUSC Central. O 2º lugar ficou com Maria Lea Queiroz Guedes, estagiária de nível superior da 6ª Vara do Juizado Especial Cível Sul e a 3ª colocação foi destinada a Bia Oliveira de Andrade, estagiária de nível superior da 2ª Vara do Juizado Especial Cível Central. “Sou muito grata pelo reconhecimento. Saber lidar com as partes e conseguir acordos frutíferos é meu grande aprendizado”, disse Maria Lea.

premiados2017sema 60Ofício Judicial (Vara) também foi uma das categorias premiadas. Nela o 1º lugar foi para a Vara Única da Comarca de Amapá; o 2º lugar ficou com a Vara do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Laranjal do Jari e o 3º lugar para a 2ª Vara do Juizado Especial Cível da Comarca de Macapá.

premiados2017sema 13A categoria Menção Honrosa CEJUSCs homenageou o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Macapá, localizado no Fórum Central; o Fórum da Central de Tratamento de Conflitos da Zona Norte e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Pólo Faculdade FAMA.

premiados2017sema 72A coordenadora do curso de Direito da faculdade agraciada, Verena Corecha, disse que “a cooperação com o TJAP motiva os alunos, trazendo uma nova visão sobre a vida e sobre o exercício prático do Direito”.

premiados2017sema 76A Menção Honrosa também foi entregue a instituições que cooperam com a política de conciliação: Ministério Público Estadual; Defensoria Pública do Estado; OAB-AP; Procuradoria Geral do Estado; Procuradoria do Município de Macapá; PROCON-AP; Faculdade FAMA; Faculdade Estácio do Amapá; Universidade Federal do Amapá; Companhia de Eletricidade do Amapá - CEA; Companhia de Água e Esgoto do Amapá – CAESA e Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão – SIAC/Superfacil. Além dessas instituições, a conciliadora do NUPEMEC, Sônia Ribeiro, também recebeu a certificação honrosa.

- Macapá, 06 de março de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD