Jornada Itinerante Fluvial completa 22 anos com expedição ao Arquipélago do Bailique

bailique120jor 1Completando 22 anos em 2018, a Jornada Itinerante Fluvial da Justiça do Amapá celebra a data com a expedição nº 129, realizada no Arquipélago do Bailique, de 26/02 a 02/03. Distante 185 km de Macapá, o Bailique é a região de maior dificuldade de deslocamento. Por essa razão, a Jornada se instala em um posto avançado da Justiça, localizado na Vila Progresso.

bailique120jor 21A Juíza substituta Mayra Júlia Teixeira Brandão explica que “a itinerância representa a transferência das atribuições do Fórum de Macapá para a Vila Progresso, evitando custos de deslocamento, hospedagem e alimentação para os jurisdicionados”. A magistrada realiza as audiências com a presença de dois promotores de Justiça e de dois defensores públicos. Ministério Público e Defensoria Pública do Estado estão entre as instituições públicas que cooperam com o projeto do TJAP há duas décadas.

bailique120jor 34Além desses, que compõem o Sistema de Justiça, a Jornada conta também com a cooperação da Polícia Técnica e Científica emitindo documentos, e com a Companhia de Água e Esgoto – CAESA, que proporciona a purificação da água para o consumo das famílias.

bailique120jor 41As causas são diversas, entretanto a predominância é de casos de família. Mas, destacam-se na Jornada as causas coletivas, que são absorvidas pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos – Nupemec, em audiências conciliatórias. Foi assim com os inadimplentes em relação à Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA. Nessa jornada o mutirão de conciliação ocupou o Centro Comunitário da Vila Progresso para analisar 640 casos.

bailique120jor 15No arquipélago o fornecimento de energia de forma ininterrupta ocorre desde 2015, quando a região foi interligada ao Linhão de Tucuruí. Antes a energia era fornecida por geradores a diesel e distribuída de forma gratuita. Ocorre que os moradores alegam que mesmo após a interligação, a qualidade do fornecimento é ruim, apresentando constantes quedas e apagões que chegam a durar semanas, gerando prejuízos à comunidade. A fiação instalada pela CEA percorre quilômetros por dentro da mata, tendo como suporte de apoio as próprias árvores.

O problema é que, no Bailique a inadimplência tem um agravante. Parte da comunidade sobrevive da pesca e, com o nome negativado os pescadores não podem acessar os recursos do Seguro Defeso, que garante a sobrevivência das famílias em períodos de pesca proibida. Durante a Jornada havia situações de consumidores com 20 faturas em atraso. Realidade que urge por negociação, e foi isso que o Nupemec realizou, conseguindo firmar 117 acordos, que representam um montante de R$ 354 mil.

bailique120jor 14Antes da tentativa de conciliação entre os demandantes da CEA, foi realizada audiência pública para tratar do assunto, contando com a participação expressiva dos moradores da Vila Progresso, Vila Macedônia e demais comunidades dos arredores. O resultado das audiências de conciliação foi considerado satisfatório.

A 129ª Jornada Itinerante Fluvial ao Arquipélago do Bailique também levou aos moradores da região serviços de Cartório de Registro Públicos, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e do Comissariado da Infância e Juventude.

bailique120jor 11A coordenação da Jornada ainda destacou a participação da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, que realizou a atualização do Cadastro Único, excluindo e incluindo pessoas que preenchem os requisitos para acessar programas sociais do Governo Federal. A Semast também realizou o levantamento de vítimas do fenômeno das Terras Caídas, que provoca grande erosão nas margens das ilhas.

A Jornada contou também com a participação de uma equipe de telejornalismo, da TV Amapá, afiliada da Rede Globo por meio da Rede Amazônica de Televisão, que produziu ampla reportagem levada ao ar nos telejornais da emissora durante o último final de semana, e disponível no Portal G1 neste endereço http://g1.globo.com/ap/amapa/amapa-tv/videos/t/edicoes/v/justica-itinerante-leva-acoes-juridicas-e-sociais-para-comunidades-do-bailique-no-amapa/6548763/.

- Macapá, 07 de março de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD