Tribunal do Júri de Vitória do Jari inicia pauta de julgamentos de processos que envolvem crimes contra a vida
Na última quarta-feira (21), a Vara Única da Comarca de Vitória do Jari iniciou as atividades do Tribunal do Júri. A Unidade tem como meta e prática prestar aos jurisdicionados a Justiça na forma mais célere possível, com atenção prioritária aos julgamentos de crimes contra a vida. A Vara Única é comandada pelo juiz titular Julle Anderson de Souza Motta e atualmente possui 958 processos em tramitação.
No que diz respeito ao Tribunal do Júri, os julgamentos acontecem todas as quartas-feiras e a maioria dos casos é relacionada a homicídios. Segundo a chefe de secretaria da Unidade, Ana Carolina Pacheco da Costa, por conta da cidade ser pequena sempre há grande repercussão dos casos julgados no Tribunal do Júri.
“Os familiares das vítimas buscam que o réu pague pelo crime que cometeu. Quando o processo vai para julgamento e é dada a sentença quem buscou a justiça fica com o coração mais tranquilo, pois o réu cumprirá a pena pelo crime cometido”, avaliou a servidora.
De acordo com a chefe de secretaria, a unidade prioriza a celeridade processual cumprindo todos os rigores que a lei exige, sem pular etapas exigidas pelo rito do Júri. Assim, tanto o réu quanto a vítima ou seus familiares estão seguros, tanto juridicamente como emocionalmente.
No mês de novembro de 2017, as Comarcas de Vitória do Jari e Laranjal do Jari completaram a virtualização dos processos judiciais, atendendo a Resolução nº 1074/2016, que regulamenta a virtualização dos processos judiciais no Poder Judiciário do Amapá, em atenção à política de gestão do Conselho Nacional de Justiça.
Ana Carolina explica que o trabalho melhorou consideravelmente, proporcionando ao magistrado e servidores mais qualidade de vida. “Sendo os processos eletrônicos, não precisamos mais ficar carimbando peças processuais e documentos, já que os advogados dos estados brasileiros podem peticionar virtualmente. Com a virtualização todos ganharam, servidores, magistrados, promotores, advogados e os jurisdicionados”, completou.
O excelente trabalho e os bons resultados devem-se ao empenho e dedicação dos servidores da Comarca, que atualmente conta com uma equipe de 12 pessoas: juiz, três analistas, quatro técnicos, um técnico de informática e três de serviço geral.
- Macapá, 27 de fevereiro de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Segunda, 26 Fevereiro 2018 22:50