Juiz define critérios para suspensão de medidas socioeducativas de internos durante interdição do CESEIN
Após determinar a interdição do Centro de Medida Socioeducativa de Internação Masculina (CESEIN), no último dia 17, o titular do Juizado da Infância e Juventude – Área de Políticas Públicas, juiz Luciano Assis, definiu os critérios para suspensão temporária do cumprimento das medidas de forma fechada. Até a próxima sexta-feira (23) o Juizado terá definido quais dos 101 internos terão as medidas suspensas, podendo aguardar em suas casas pelas providências do Poder Executivo quando à readequação do espaço físico do CESEIN.
Os adolescentes terão que atender obrigatoriamente a três critérios para que tenham o benefício da suspensão de medida: 1) Ter cumprido o mínimo de 12 meses de medida socieducativa; 2) Ter um núcleo familiar identificado e com participação ativa no seu processo socioeducativo; e 3) Não estar sob ameaças externas contra sua vida.
Além desses três critérios obrigatórios, os adolescentes ainda terão que atender a mais dois critérios dentre seis: estar cumprindo medida socioeducativa iniciada após lapso temporal de três anos decorridos após a prática do ato infracional; ter alcançado a maioridade e ter promessa de emprego; não figurar em situação de conflito, bem como não ter participado de tentativas de fuga nos últimos seis meses; ter participado adequadamente das atividades da Unidade, inclusive escolares; sendo portador de transtorno mental ou dependência química não apresentar dificuldade para consecução dos objetivos do Plano Individual de Atendimento ou de atender aos programas terapêuticos estabelecidos para o seu caso; ter atingido a maioridade penal e responda a processo criminal.
É importante ressaltar que do total de 101 internos no CESEIN, 52 já atingiram 18 anos. Quanto à tipificação das infrações, 63 cumprem medida por terem praticado crimes contra o patrimônio (roubos); 27 respondem por homicídio; dois por estupro; dois por tráfico de drogas e os demais por lesões corporais.
O magistrado asseverou que as medidas socioeducativas serão suspensas, e não extintas, tendo sua temporalidade assegurada. Além disso, os socioeducandos que forem mandados para casa terão acompanhamento dos técnicos do CESEIN para que, periodicamente, o Juizado seja informado acerca de suas condutas. Em caso de descumprimento, retornarão para a internação.
- Macapá, 20 de fevereiro de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Segunda, 19 Fevereiro 2018 23:59