Aplicativo WhatsApp é usado pelo TJAP para intimações desde 2015
Aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como ferramenta para intimações em todo o Judiciário há sete meses, o aplicativo WhatsApp é utilizado pelo Tribunal de Justiça do Amapá - TJAP desde 2015, normatizado pelo Ato Conjunto nº 366/2015-GP/CGJ, que “regulamenta o chamamento inicial e a intimação por telefone e outros meios tecnológicos no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Amapá”. Foi respaldado pelo artigo 26, incisos XXVII e XLI do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Amapá (Resolução nº 006/2003-TJAP e alterações posteriores).
Segundo a assessora jurídica e instrutora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Resolução de Conflitos, Sônia Ribeiro, no âmbito das audiências pré-processuais realizadas pelos Cejuscs e pelo Nupemec, atualmente 60% das intimações são realizadas por meio de mensagens de texto do WhatsApp. “Na esteira desse avanço, o Nupemec se prepara para realizar a primeira audiência de conciliação integralmente pelo aplicativo, estando uma das partes em outro estado”, disse Sônia.
Há dois anos o TJAP já atentava para o clamor social pela celeridade na tramitação dos processos. Por isso considerou o artigo 5º da Constituição Federal, inciso LXXVIII, que fixa razoável duração de um processo e os meios que garantem a sua celeridade por meio de soluções simplificadas e da desburocratização.
A decisão considerou ainda os princípios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade. Nesse sentido, o recurso tecnológico do WhatsApp passou a ser adotado para realizar intimações. O que antes levava tempo de digitação, impressão e encaminhamento físico até o endereço da pessoa, hoje tem assegurada mais celeridade ao processo judicial por meio de uma simples mensagem de texto em tempo real.
– Macapá, 19 de Fevereiro de 2018 –
Assessoria de Comunicação Social do TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Domingo, 18 Fevereiro 2018 23:24