Núcleo de Mediação Escolar do TJAP é inaugurado no Colégio Antônio Cordeiro Pontes
O Colégio Antônio Cordeiro Pontes, localizado na Av. FAB esquina com a Rua São José, inaugurou seu Núcleo de Mediação Escolar na manhã da última sexta-feira (09). O evento contou com palestra ministrada pela coordenadora do Programa de Mediação Escolar do Tribunal de Justiça do Amapá, servidora Euzinete Bentes. O Núcleo tem o objetivo de servir de base para atendimentos e mediações de conflito a serviço de estudantes, técnicos e professores.
“Esta é apenas a primeira etapa da atuação do programa na escola, que se inicia com a formação de professores e técnicos em mecanismos de mediação que poderão ser aplicados, não somente no ambiente escolar, mas também no círculo familiar e em todos ambientes frequentados pelos alunos”, explicou Euzinete.
Com um público de mais de 30 professores e técnicos, a palestra inaugural introduziu as origens e objetivos da política que norteia o programa – desde o Conselho Nacional de Justiça aos núcleos de mediação escolar, passando pelo Nupemec e Cejusc.
“Esta política praticada pelo CNJ tem como objetivo promover a pacificação social e a desjudicialização por meio da resolução pré-judicial dos conflitos, gerando menos desgaste das partes e celeridade na resolução a partir do empoderamento dos envolvidos, que deixam de terceirizar a solução”, complementou Euzinete.
A coordenadora do programa ressaltou que a participação do TJAP vai muito além da palestra e capacitação “pois fazemos um acompanhamento continuado”, garantiu, acrescentando que “o serviço do Núcleo não se restringe a conflitos internos à escola, mas também a outras esferas que possam influenciar indiretamente o rendimento de alunos e educadores, ou pelo menos encaminhar a parceiros que possam fazê-lo”.
De acordo com Joyce Ferreira de Souza, auxiliar da Coordenação Pedagógica do Colégio Antônio Cordeiro Pontes, a inauguração do Núcleo é motivo de alegria para todos os profissionais ali lotados. “Agora temos a possibilidade de compreender melhor, por exemplo, os problemas de crianças e jovens, às vezes podendo de fato dar um tratamento à situação e trazendo-o de volta a um melhor convívio com os demais”, explicou.
A professora Fracimar Aviz, coordenadora do Ensino Médio no turno da tarde, compreende a instalação do Núcleo como um apoio fundamental. “Muitas vezes ouvimos dos pais que não sabem como lidar com seus filhos. Esta capacitação também vai nos permitir repassar um pouco desse conhecimento e auxiliar para que eles possam lidar com conflitos em casa”, relatou.
A também coordenadora de Ensino Médio à tarde, professora Karla Sales, acredita que a parceria do TJAP com a escola leva novas possibilidades de atuação aos professores. “Ao invés de se restringir ao conteúdo, o professor capacitado em mediação poderá exercer de forma mais ampla a profissão, percebendo melhor as situações e podendo aplicar novas estratégias na lida diária com os estudantes”, complementou.
O diretor do Colégio Antônio Cordeiro Pontes, professor Francisco de Assis, afirmou que trazer as práticas restaurativas à escola é um sonho antigo. “Temos ensino fundamental e médio, o que já gera conflitos pela diferença de idade, além de atender estudantes de todos os bairros de Macapá, e até de Santana, e não somente do Centro”, relatou o diretor.
“Como resultado dessa diversidade, conflitos de todos os tipos se apresentam, mas com esta parceria temos esperança de, a partir de 2018, já sentirmos uma diferença e sermos uma escola muito melhor”, deseja o diretor Assis. “Os próprios alunos poderão se tornar melhores cidadãos no futuro, inclusive se apropriando definitivamente da escola e levando essa experiência para sua vida”, concluiu.
- Macapá, 15 de fevereiro de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quarta, 14 Fevereiro 2018 22:42