CEJUSC de Santana renova projetos de Justiça Restaurativa e estabelece humanização no atendimento como meta

treinacejuscstn 1As instrutoras do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP), Sônia Ribeiro, Linda Miranda e Euzinete Bentes ofereceram treinamento para os servidores e estagiários do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos (CEJUSC) do município de Santana. A capacitação ocorreu na terça-feira (6), no Fórum daquela Comarca.

treinacejuscstn 3O treinamento objetivou dar suporte técnico para os profissionais que atuam no CEJUSC de Santana, inaugurado em outubro de 2017, para que sejam preparados para melhor atender o público e aprofundar os conhecimentos nos métodos de mediação, conciliação e práticas restaurativas.

treinacejuscstn 10A supervisora do CEJUSC de Santana, Neide Santos, afirmou que a capacitação tem um efeito muito positivo na atuação dos mediadores e conciliadores, uma vez que os prepara para a realidade dos conflitos a serem intermediados no dia a dia. “Quando o mediador desenvolve melhor suas habilidades e técnicas ele consegue exercer seus trabalhos de forma mais preparada, o que facilitará na hora de atuar como ponte para um acordo bem sucedido”, considerou.

Neide informou ainda que os projetos de justiça restaurativa desenvolvidos pela unidade em parceria com outros órgãos foram renovados para 2018. Além disso, a qualificação dos servidores do Fórum de Santana também será uma meta para este ano, visando desenvolver habilidades de recepção ao público, buscando um atendimento mais humanizado.

treinacejuscstn 4Sônia Ribeiro ressaltou que os Centros Judiciários trabalham com as demandas pré-processuais para ajudar a varas das comarcas, dando vazão às demandas e também cumprindo o que diz o Código de Processo Civil. O CPC determina que a primeira audiência deve ser de mediação ou conciliação. “As pessoas devem enxergar os CEJUSCs como um local de cidadania, onde podem obter informação e encaminhamentos, mas também onde podem dialogar e com uma simples conversa amenizar seus problemas”, considerou a instrutora.

- Macapá, 07 de fevereiro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
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