O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Presidente do Tribunal de Justiça participa de encontro nacional

2012-30-01-90encontro

No período de 26 a 27 de janeiro, ocorreu em Teresina, Piauí, o 90º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, ocasião em que foram debatidos os principais assuntos que envolvem a magistratura nacional. A Justiça do Amapá foi representada no evento pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz.

A abertura do 90º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça ocorreu às 19 horas do dia 26 de janeiro, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Após a abertura oficial pelo Presidente do Colégio, Desembargador Marcus Faver, houve a saudação pelo Presidente do Tribunal de Justiça daquele Estado, seguida de uma sessão de homenagem a personalidades, com entrega de comendas pelo Tribunal de Justiça, Associação dos Magistrados do Piauí e Escola Superior da magistratura do Estado.

Em seu discurso, o presidente do Colégio de Presidentes, Desembargador Marcus Faver, dirigiu-se aos presentes enfatizando a necessidade do fortalecimento do Judiciário brasileiro, resgatando a ativa participação dos magistrados na vida social e política do país. O presidente do TJPI, Edvaldo Pereira, pronunciou-se na sequência, sem sair da ênfase à necessidade de um recrudescimento nas atitudes do Poder Judiciário, com o intuito de salvaguardar o Estado Democrático de Direito.

Para o Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, esses encontros são necessários para o aprimoramento da Justiça Nacional. “Trocamos informações úteis e discutimos temas relevantes para todos os Tribunais de Justiça do Brasil”, enfatizou.

Ao final do 90º Encontro foi editada a Carta de Teresina, na qual o Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça firmou posição manifestando, de maneira irrestrita, o apoio ao Supremo Tribunal Federal e às suas decisões.

Na íntegra, abaixo, a Carta de Teresina:

COLÉGIO PERMANENTE DE PRESIDENTES DE TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DO BRASIL - CARTA DE TERESINA 

O COLÉGIO DE PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DO BRASIL, reunido na cidade de Teresina, capital do

Estado do Piauí, de 26 a 27 de janeiro de 2012, pela unanimidade dos seus integrantes, resolve: 

I – Manifestar profunda preocupação com o momento vivido pelo Poder Judiciário, em face da notória exposição negativa a que tem sido submetido, em detrimento da democracia. 

II - Reiterar a importância de ser integralmente preservada a autonomia dos tribunais, consagrada na Constituição da República. 

III – Enfatizar que o ordenamento jurídico brasileiro impõe a necessidade de autorização judicial para a quebra de sigilo fiscal e bancário, em respeito à dignidade humana. 

IV – Reafirmar irrestrita confiança no Supremo Tribunal Federal, garantidor máximo dos princípios constitucionais e do regime democrático.

Teresina, 27 de janeiro de 2012

(Assinada por todos os Desembargadores presentes)

Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Amapá

Macapá, 30 de janeiro de 2012.

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD