Justiça do Amapá realiza audiência utilizando método autocompositivo em ação cível no 2º grau

civelsegundograu 1O Tribunal de Justiça do Amapá, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), atendendo a Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e alinhado com o novo Código de Processo Civil realizou audiência de conciliação em ação cível no 2º grau no fim da manhã desta quinta-feira (01).

civelsegundograu 4O foco da conciliação é um imóvel urbano localizado no bairro Nova União, município de Santana que, segundo consta nos autos do processo, teria sido objeto de negociação considerada indevida entre várias pessoas. O último comprador, que se sentiu prejudicado na negociação, resolveu apelar de uma decisão de1º grau.

A sessão foi conduzida pela mediadora Sônia Ribeiro e pela conciliadora Yuiara Nobre dos Santos, acompanhadas da assessora jurídica Lola Garcia dos Santos Fernandes do gabinete do relator, desembargador Manoel Brito.  Elas utilizaram a autocomposição, ferramenta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça, que visa tornar o acesso à Justiça pelo cidadão comum, em especial ao 2º grau, mais efetivo.

civelsegundograu 2O advogado Charles Bordalo, que assessorou uma das partes integrantes do processo, afirmou que a conciliação foi de fundamental importância para pôr fim a um litígio que já durava anos. “Chegamos a um acordo graças a técnica utilizada pelos profissionais do Tribunal de Justiça, que é um dos mais céleres desse país”, manifestou.

civelsegundograu 3Para o advogado Cayo Mira, que representou uma outra parte no processo, a conciliação vem sendo considerada o melhor caminho, pois nem sempre uma sentença judicial agrada as partes. “E nesse caso específico foi ainda melhor porque as partes queriam conciliar. Esta ferramenta agora no 2º grau, encurta o caminho quando se quer chegar a um senso de Justiça e a paz social. Quando as partes não chegam a um acordo, quem decide é o juiz, e a decisão pode não satisfazer as duas partes”, finalizou o advogado.

Macapá, 05 de fevereiro de 2018 -

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD