NUPEMEC/TJAP ministra módulo final de Curso de Práticas Restaurativas para internas do pavilhão feminino do IAPEN

iaepenconflitofeminino 7Mais de 30 apenadas com regime fechado do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) assistiram, na manhã desta sexta-feira (02), ao último módulo do Curso de Práticas Restaurativas promovido pelo Núcleo de Mediação e Conciliação do presídio, por meio de parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e o Ministério Público Estadual (MP-AP). 

iaepenconflitofeminino 20Ministrado pelas mediadoras Sônia Ribeiro, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Resolução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP), e Sâmia Waldeck, da Central Judicial de Solução de Conflitos (Cejusc) do Fórum de Macapá, o módulo abordou técnicas de mediação e políticas nacionais e estaduais de desjudicialização.

iaepenconflitofeminino 25Segundo Sônia Ribeiro, um dos principais ensinamentos do curso é a manutenção do respeito entre as partes. “No módulo, ensinamos várias técnicas e exemplificamos casos de aplicação”, exemplificou Sônia. Ela acrescentou que “uma coisa simples como perguntar como uma pessoa prefere ser chamada e respeitar esta vontade já é um passo importante”.

“Os conflitos de foco neste treinamento são específicos de mulheres, que têm uma abordagem mais emocional da vida e das relações, diferente dos homens que têm mais a ver com afirmação masculina e poder”, explicou Sônia.

iaepenconflitofeminino 22De acordo com Sâmia Waldeck, outra técnica importante ensinada é o parafraseamento. “Nesse método nós procuramos repetir e ensinar a repetir as frases ditas por cada parte em um diálogo, limpando de emoções fortes”, detalhou. Segundo a mediadora, “assim cada um tem mais facilidade de entender a mensagem por baixo da fala emocionada e mesmo se colocar no lugar do outro”, complementou.

iaepenconflitofeminino 11De acordo com Valéria Andrade, coordenadora do Núcleo de Mediação e Conciliação do Iapen, o curso começou esta semana e já foram ouvidos relatos de conflitos resolvidos em celas de participantes. “As alunas do curso serão multiplicadores e nossa esperança é que possam, uma vez capacitadas para isso, reproduzir o que foi aprendido na solução de conflitos não só dentro dos alojamentos, mas junto às suas famílias e mesmo na sociedade, no dia que conquistarem de volta sua liberdade”, explicou.

“Nossa meta é capacitar mais de 400 pessoas só no primeiro semestre. A iniciativa segue também para o pavilhão masculino e para o Centro de Custódia”, acrescentou Valéria.

- Macapá, 06 de Fevereiro de 2018 –

Assessoria de Comunicação Social do TJAP
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD