Programa Melhor+ e EJAP capacitam servidores para mapeamento e gestão de competências na Justiça do Amapá
Aprimorar a gestão de pessoas e atividades por meio de critérios decisórios objetivos, aperfeiçoar o clima organizacional e entregar uma Justiça mais célere e eficiente. Estes são alguns dos objetivos mirados pelo Comitê de Gestão de Pessoas do TJAP, com a promoção do Curso de Capacitação em Gestão por Competência, promovido ao longo do último dia 30 de janeiro, na Escola Judicial do Amapá (EJAP).
De acordo com o presidente do Comitê, juiz Esclepíades Oliveira, a iniciativa é derivada do Programa Melhor+, vinculado ao Planejamento Estratégico 2015-2020 do Tribunal de Justiça do Amapá e busca, entre outras metas, atingir um patamar de excelência no que diz respeito à gestão de competências e atividades dentro da estrutura organizacional da Justiça.
“A gestão por competências leva em consideração as habilidades de cada servidor e os predicados indispensáveis para o exercício de cada atividade laboral na estrutura do TJAP, focando em dados e números ao invés de simples percepção pessoal, levando cada profissional ao espaço em que ele pode desempenhar melhor o seu papel”, explicou o magistrado.
Ele acrescentou que um mapeamento completo de competências será feito para embasar o novo paradigma de gestão. “Precisamos ser capacitados para executar este mapeamento. Isso será feito com o auxílio da Consultoria Leme, contratada por ser vencedora de processo licitatório. Vamos preparar nossos gestores e colaboradores a partir do curso de hoje”, complementou.
Victor Barbalho, consultor responsável pela capacitação em questão, explicou que o projeto consiste em transferir o conhecimento necessário para garantir que gestores e servidores do TJAP possam levar à frente o mapeamento. “A primeira etapa é a capacitação de servidores mais diretamente envolvidos, mas também nos reuniremos com gestores e desembargadores para promover sua sensibilização e engajamento, até para garantir o amplo apoio necessário à efetividade e sucesso deste projeto”, complementou.
“Não somos nós, consultores externos, os que apontarão quem deve ser alocado nesta ou naquela atividade, mas os próprios servidores avaliados apontarão e serão avaliados por seus pares e gestores quanto à sua melhor adequação a uma ou outra tarefa”, finalizou Barbalho.
Segundo o servidor Diego França, coordenador do Programa Melhor+ e secretário do Comitê de Gestão de Pessoas, o mapeamento servirá também para identificar lacunas de competências essenciais a atividades específicas, propondo em seguida formas de preenchê-las. “Além de buscar encaixar melhor os servidores conforme suas competências, podemos, em cooperação com a EJAP, propor cursos e treinamentos que possam aprimorar aquele profissional e, consequentemente, a atividade de todo o setor”, detalhou o servidor.
“Inicialmente o servidor será avaliado por meio de formulários e critérios pré-estabelecidos por seu gestor. Em seguida a metodologia permitirá uma avaliação mais completa, na qual cada servidor também avaliará seu gestor e seus pares, acumulando informações para melhor adequar e aprimorar a todos”, concluiu o servidor Diego França.
A servidora Denise Oliveira, técnica judiciária lotada na Divisão de Cadastro do Departamento de Gestão de Pessoas do TJAP, presente na capacitação, acredita que a gestão por competências tem grande potencial para mapear e criar um banco de competências a ser consultado pela gestão no momento de tomar as decisões necessárias quanto à distribuição de pessoal, por exemplo.
“Por mais que no início a gestão não utilize automaticamente, a simples existência do banco, completo, atualizado e acessível, já é uma ferramenta facilitadora para beneficiar o servidor ao recompensá-lo pelas competências adquiridas, além de estabelecer critérios mais objetivos no momento de decisão”, completou.
De acordo com o secretário executivo da EJAP, servidor José Queiroz, a parceria com o Melhor +, como todas as que surgirem com o objetivo de capacitar e qualificar servidores de qualquer órgão, seja da Justiça do Amapá ou não, são e sempre serão bem vindas na EJAP. “Cada iniciativa como esta repercute diretamente no aprimoramento do serviço prestado e, portanto, no benefício de toda a comunidade atendida”, defendeu, acrescentando que “vivemos, hoje, um despertar no seio da gestão pública para a requalificação dos servidores”.
- Macapá, 31 de janeiro de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
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- Criado: Terça, 30 Janeiro 2018 22:35