Conheça o funcionamento da Secção Única do TJAP

seccao2018 1O Tribunal de Justiça do Amapá é composto por órgãos que possuem competências processuais específicas, conforme prevê seu Regimento Interno no artigo 3º. A Secção Única é um órgão de jurisdição de 2º grau que tem como competências específicas julgar matérias como Mandado de Segurança e Habeas Data; Habeas Corpus; Ação Rescisória; Revisão Criminal, Pedido de Desaforamento, Suspeição oposta ao Juiz; Embargos de Declaração, Embargos infringentes e Agravo.

seccao2018 16A sessão ordinária da Secção Única é realizada duas vezes em cada mês, sempre às quintas-feiras. Quem preside a Secção é o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, ou, na sua ausência, o desembargador mais antigo presente na Sessão Judiciária. Para a realização das sessões é necessário o número mínimo de cinco desembargadores. O Presidente do Tribunal de Justiça e o Corregedor-Geral não participam das sessões, exceto em situações permitidas pelo Regimento Interno.

seccao2018 2O Servidor Mário Alberto Martins Júnior trabalha desde 2010 na Secretaria da Secção Única. Ele explica que uma das funções da Secretaria é elaborar a pauta que será apreciada nas sessões. "Após a distribuição aos desembargadores, cabe à Secretaria, após determinação do Desembargador Relator, incluí-los em pauta com até cinco dias de antecedência à sessão", diz o servidor.

Mário Alberto ressalta ainda que, em sua grande maioria, as demandas que a Secretaria recebe são urgentes e por isso os processos exigem trâmite rápido, por este motivo as taxas de congestionamento de processos estão quase sempre zeradas.

seccao2018 8“Entre as ações recebidas pela Secção Única, o Habeas Corpus é o mais presente nas pautas. Em 2017 foram distribuídos para a Secretaria 612 processos, 524 eram pedidos de Habeas Corpus, ou seja, 85% dos processos que estiveram pautados”, destacou Mário.

Outra atribuição da Secretaria da Secção Única é a elaboração de documentos indispensáveis para a instrução e cumprimento das ordens emanadas. Segundo Mário Alberto, cada tipo de processo segue um rito específico, nos casos de Habeas Corpus é função da Secretaria emitir ofício aos juízes que originaram a ação solicitando informações sobre o caso a ser analisado.

“Fazemos também ofícios dando ciência ao juiz originário sobre a decisão que foi tomada pela Secção Única. Se a decisão de Habeas Corpus for por soltura, expedimos alvará para esse fim; em um Mandado de Segurança, é necessário expedir notificações para o estado, para que ele se manifeste ou não nos autos. Então, dependendo do processo tem um documento específico que fazemos”, finalizou.

seccao2018 11Composta atualmente por quatro servidores e uma bolsista, a Secretaria da Secção Única é dirigida pela servidora Ana Paula de Souza Valente. Seu horário de funcionamento é de 7h30 as 14h30 seguindo o padrão estabelecido pelo Tribunal de Justiça.

 

- Macapá, 08 de fevereiro de 2018  -                                                        

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD