Comitê de Segurança Pública debate aproveitamento de policiais da reserva na atuação institucional e o reforço do policiamento ostensivo
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork, e o coordenador das varas criminais do Judiciário amapaense, desembargador Rommel Araújo, participaram da primeira reunião do Comitê Executivo de Segurança Pública em 2018, que ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do MP-AP.
No encontro, os órgãos que integram a rede aprovaram a proposição de um Projeto de Lei (PL) que trata do aproveitamento de policiais da reserva, aposentados, no máximo, nos últimos cinco anos, e ainda aptos a desenvolverem atividades nos poderes Judiciário e Legislativo, no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Contas do Amapá.
A proposta de lei também versa sobre a utilização de parte do efetivo da Polícia Militar, atualmente à disposição destes órgãos, no policiamento ostensivo contribuindo com a segurança pública na contenção da criminalidade.
De acordo com o presidente do TJAP, o projeto de lei é a parcela de contribuição que os poderes estão dando para o efetivo de segurança pública do estado. “Outra forma de cooperação do comitê é o apoio logístico para determinados eventos como o réveillon e o carnaval, com viaturas e o efetivo do Judiciário”, afirmou o desembargador Carlos Tork.
O Projeto de Lei será encaminhado pelo coordenador do Comitê de Segurança, procurador-geral de Justiça do MP-AP Márcio Alves, ao governador do estado, Waldez Góes, que logo após encaminhará para a apreciação da Assembleia Legislativa do Amapá.
Também participaram da reunião o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ericlaudio Alencar; representante do TCE/AP, Valério Pelizza; o delegado da Polícia Federal, Alain Leão; a delegada-geral da Polícia Civil, Maria de Lourdes Sousa; o representante co Comando da PM/AP, Rodiney Silva; o diretor do Departamento de Polícia Especializada da Polícia Civil do Estado, Francisco Roberto; o representante do Comando do Exército do Amapá, tenente Alan Silva; o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no Amapá, Joel Ferreira; o chefe de Gabinete Militar da Aleap, tenente-coronel Marcelo Gama; o chefe de Gabinete Militar do TJAP, Coronel Elvis Azevedo e o tenente-coronel Jackson, chefe do Gabinete Militar do MP-AP.
Macapá, 18 de janeiro de 2018-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quinta, 18 Janeiro 2018 08:05