Janeiro Branco: Serviço Médico do TJAP orienta sobre cuidados com a saúde mental do servidor
Desde o ano de 2014, o mês de janeiro virou símbolo de sensibilização para as questões que envolvem a saúde mental da população. A campanha “Janeiro Branco” aproximou meios de comunicação, instituições sociais, públicas e privadas e os poderes constituídos na busca de estratégias e políticas públicas para a valorização de demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente relacionadas ao universo da saúde mental.
Segundo o enfermeiro e chefe do Serviço Médico do TJAP, Ednaldo Siqueira, a campanha tem como proposta fazer com que as pessoas pensem sobre suas vidas, emoções, comportamentos e também a relação com os outros dentro da sociedade, ajudando na prevenção do adoecimento emocional da humanidade. Em todo o Brasil, psicólogos, psiquiatras e demais profissionais estão se mobilizando para levar mensagens e reflexões aos cidadãos e às instituições às quais esses mesmos indivíduos encontram-se atrelados.
Ednaldo ressalta que os problemas de saúde mental podem surgir dentro do ambiente social, familiar e no trabalho. “Diversos fatores podem levar as pessoas a um isolamento social, o que pode acarretar em doenças como a depressão, por exemplo. Manter uma saúde mental saudável por meio da socialização, do lazer e do bem estar ajudam na manutenção de uma vida melhor”, afirmou.
O TJAP mantém dentro do ambiente da intranet o “Espaço do Servidor”, onde existe um campo dedicado ao Serviço Médico da instituição. Por meio desse campo os servidores podem ter acesso a informações e orientações para cuidar bem da saúde. No espaço “Informe Saúde” são apresentadas as datas alusivas a campanhas desenvolvidas no Brasil e no mundo, com atitudes preventivas a serem tomadas.
“Nós também temos a intenção de criar um centro de apoio ao servidor, com especialistas para o tratamento da sua saúde mental. Embora as pessoas ainda tenham muito preconceito com as doenças da mente, às vezes o simples fato de conversar com alguém podem ajudar para o bom prosseguimento da vida”, concluiu o enfermeiro Ednaldo.
Macapá, 19 de janeiro de 2018-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 19 Janeiro 2018 06:58