Câmara Única do TJAP nivela andamento de processos mistos e virtuais
A Câmara Única do Tribunal de Justiça do Amapá deu mais um passo no caminho da virtualização processual, zerando o andamento de todos os processos sob sua responsabilidade. Atualmente, 1.316 processos tramitam na Câmara Única, todos com andamento em dia. A atualização por meio do sistema Tucujuris começou a ser feita em junho de 2017, com reforço na equipe de servidores advindos do primeiro grau, por onde a virtualização iniciou.
Na ocasião, eram 1.380 processos em tramitação, a maioria deles misto, ou seja, parte física e parte digital. São processos que já estavam em andamento quando teve início a virtualização, o que os faz compor a categoria de processos mistos.
“Como a tramitação era física, por meio de documentos em papel, o andamento não era computado pelo Tucujurômtro, mecanismo de avaliação permanente que funciona dentro do sistema Tucujuris. Isso significa que os servidores sempre trabalharam, e muito, mas ao não inserirem no sistema, esse trabalho não aparecia para efeito de índice de produtividade”, explicou Zena Cristina Lobato, uma das servidoras que vieram do primeiro grau para impulsionar a virtualização.
Na época o sistema apontava 1.008 processos como pendentes para cumprimento de expedientes. “O trabalho unificado da equipe, principalmente dos servidores mais antigos, que não colocaram obstáculo para assimilar as mudanças de rotinas, fez com que pudéssemos hoje atingir essa meta de zerar o andamento dos processos no sistema”, relatou Nádia Nascimento, diretora da subsecretaria cível da Câmara Única.
Para deixar ainda mais claro o avanço obtido pela equipe, a diretora da subsecretaria criminal, Clauriana Costa, esclarece que o trabalho resultou em um “nivelamento entre os processos mistos e os processos inteiramente virtuais, no que se refere ao trâmite e cumprimento de prazos”. Segundo ela, uma vez zerado no Tucujurômetro, resta a equipe da Câmara Única manter essa marca diariamente, evitando acúmulos. “Isso facilita o trabalho e possibilita melhor acompanhamento por partes dos interessados, por meio do Portal”, afirmou.
A Câmara Única é presidida pelo desembargador Gilberto Pinheiro, vice-presidente do TJAP e tem como diretora a servidora Ana Célia Alcoforado. É composta por duas subdiretorias, oito gerentes de processos (servidores efetivos), um estagiário e dois bolsistas.
-Macapá, 12 de janeiro de 2018-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 12 Janeiro 2018 06:00