O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá divulga a programação operacional para o carnaval 2012

2012-02-06 varadainfA Quadra Carnavalesca reúne, anualmente, milhares de foliões. As medidas de segurança tomadas pelo poder público visam garantir o bem-estar dos brincantes, mas, ainda assim, não representam total segurança a menores que possam participar das atividades carnavalescas.

Tendo em vista os dados de violência registrados nessa época do ano, o Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá divulga plano de ação para proteger os menores e adolescentes e garantir que, em toda a programação, participem, tenham seus direitos assegurados e suas vidas protegidas. Todas as normas estão de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

As principais medidas contidas na programação do Juizado da Infância e da Juventude são atreladas a normas de horário, locais e faixas etárias permitidas para a circulação dos menores que resolverem brincar o carnaval.

Nas escolas de samba, crianças e adolescentes, na faixa etária de 12 a 18 anos, somente poderão desfilar acompanhados dos pais e/ou responsáveis. Se por alguma razão esses não puderem acompanhar o menor, será necessária a autorização confeccionada em modelo próprio, editado pelo Juizado da Infância.

Fica proibida, em qualquer que seja a situação, a exposição da criança e do adolescente em trajes sumários que atentem contra a moral média da sociedade. Também não será permitida a venda ou entrega gratuita de bebidas alcoólicas, entorpecentes ou qualquer espécie de arma aos menores brincantes. Os responsáveis por estas infrações estão sujeitos à penalidade conforme as leis penais vigentes.

Entre os crimes previstos, combatidos pelo Juizado da Infância e da Juventude, destacam-se a pedofilia, a divulgação e exposição indevida de crianças e adolescentes nos meios de comunicação, sem autorização prévia dos pais ou responsáveis, além de hospedagem de menores desacompanhados dos pais em hotéis e similares.

Para executar o planejamento de fiscalização do Juizado da Infância e da Juventude, durante a quadra carnavalesca de 2012, serão mobilizadas 5 equipes multidisciplinares, totalizando 38 profissionais de diversas áreas.

Diariamente, será designada uma equipe que contará com apoio da Policia Militar, Defensoria Pública, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho.

Veja aqui, na íntegra, a Sinopse Normativa Legal/Carnaval 2012 do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá.

Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá

Macapá, 06 de fevereiro de 2012

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD