Cerimônia alusiva ao Dia de Conscientização da Segurança da Navegação conta com participação do Judiciário
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork, participou da solenidade referente ao Dia Estadual de Conscientização da Segurança da Navegação, ocorrido no último sábado (06). O evento foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amapá OAB/AP, no Auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/AP.
Na ocasião, a Comissão Especial de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB/AP realizou várias atividades com o objetivo de conscientizar a população e segmentos profissionais relacionados ao transporte aquaviário sobre Segurança da Navegação. A escolha dessa data remete ao trágico naufrágio do barco Novo Amapá, quando 321 pessoas morreram em razão da superlotação da embarcação, fato ocorrido em janeiro de 1981.
De acordo com o Capitão dos Portos do Amapá, Comandante Aderson de Oliveira Caldas, o principal objetivo do evento foi conscientizar a população sobre os principais perigos quando se utiliza embarcações que não cumprem as normas de segurança.
“O importante é ressaltar que não é apenas no dia 06 de janeiro que devemos nos preocupar com a segurança da navegação, pois, principalmente as pessoas que moram no Amapá, têm algum parente que usa embarcações diariamente. Então, é muito importante que estejam navegando de forma regular e responsável para evitar mais acidentes, como foi a tragédia do Novo Amapá”, disse o comandante.
O desembargador Carlos Tork, presidente da Corte, enfatizou: “sabemos que não é só no dia 06 de janeiro que devemos nos conscientizar sobre a segurança da navegação, mas é importante tirar um dia para debater esse assunto e discutir melhorias, formas de atingir a população com campanhas porque é necessário educar. Parabenizo a OAB por essa iniciativa ímpar e pela homenagem em sempre lembrar daqueles que perderam suas vidas no trágico acidente do Novo Amapá”, destacou o magistrado.
Paulo Henrique Campello Barbosa, presidente da OAB/AP, ressaltou que a OAB tem se preocupado com a conscientização da segurança da navegação no Estado do Amapá. “É importante que tenhamos a estrutura necessária para promover a educação e a conscientização da população porque nossa principal rua é o Rio Amazonas, nós vivemos na Amazônia e o transporte aquaviário faz parte do nosso dia a dia”, disse o presidente da Ordem.
O presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB/AP, Luiz Ricardo Carvalho, disse que a segurança da navegação está intimamente ligada ao dia a dia de todos os amapaenses. “Esse dia de conscientização pretende fazer com que os navegantes repensem suas atividades e rotinas marítimas a fim de evitar novos acidentes, além de alertá-los sobre os perigos que envolvem o transporte e as atividades aquaviárias”, afirmou Luiz Ricardo.
O diretor superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, parabenizou a OAB pela realização de um evento de tamanha importância. “É um dia para ser lembrado, de fato, mas não só nesta data, pois tudo na vida, se não for feito com cuidado, é perigoso. Nós, como cidadãos que utilizamos o transporte aquaviário devemos ser fiscais de embarcações também, não podemos nos apoiar somente nas autoridades, é nosso dever cuidar de nossas vidas e da vida do próximo”, disse o diretor.
A programação contou com a apresentação teatral da Companhia Supernova de Teatro, com um trecho do espetáculo Novo Amapá; o canto do Coral do Tribunal de Justiça do Amapá e a apresentação da Banda de Músicos da Polícia Militar do Estado.
-Macapá, 08 de janeiro de 2018-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Segunda, 08 Janeiro 2018 05:03