Tribunal de Justiça lança “Projeto Robótica Didática”

2012-02-07roboticO Tribunal de Justiça do Amapá inicia os trabalhos para a implementação do novo Projeto Social que integrará o Portfólio de Projetos concebidos e alinhados às diretrizes determinadas pela Presidência do órgão, em consonância com as metas do Conselho Nacional de Justiça para 2012.

O “Projeto Robótica Didática” é inovador e propõe o despertar pela tecnologia, incentivando os participantes e proporcionando espaço para o nascimento de novos talentos na área científica do nosso Estado.

O novo projeto é um compromisso da Justiça com o tema Responsabilidade Social, contemplado no planejamento estratégico do Tribunal de Justiça 2010/2015. Traz em sua concepção, didáticas para trabalhar a robótica como ferramenta pedagógica de estímulo à criatividade, inteligência, interdisciplinaridade e de relacionamentos interpessoais.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, autorizou o início do Projeto com a previsão de que, até meados deste mês, os primeiros 280 participantes iniciem as aulas.

As 14 primeiras turmas serão formadas pelos jovens bolsistas que trabalham no Tribunal de Justiça, todos regularmente matriculados na rede estadual de ensino. A princípio, todos terão acesso às aulas. A proposta da professora Erika da Costa Bezerra, docente do Instituto Federal do Amapá e especialista em análise de projetos e gerência de sistemas, é que, no decorrer do contato com a matéria ministrada, o talento dos jovens que têm maior afinidade com a área possa ganhar destaque.

A professora que ministrará o curso é conceituada na área de construções de robôs de pequeno porte, e, no conteúdo programático planejado, trabalhará Robótica Aplicada à Educação, Robótica Pedagógica, Construção e Programação de Robôs, entre outros temas. O curso terá em média 32 horas/aula.

Para o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Mário Gurtyev, o projeto vai reforçar o aprendizado dos menores bolsistas em atividade na Justiça. “São jovens envolvidos com a tecnologia e com extrema facilidade de aprendizado na érea da eletrônica e da informática. Agora, terão oportunidade de avançar ainda mais, adentrando no ramo da robótica. Faz parte do nosso plano proporcionar oportunidades a todos eles, de forma indiscriminada”, declarou.

O Projeto tem o custo estimado em R$ 9.299,00(nove mil, duzentos e noventa e nove reais), recursos que serão destinados à compra de kitts compostos com material básico para as aulas de robótica. Além disso, o material didático será adquirido e fornecido aos alunos, tudo para favorecer o curso e a aprendizagem.

Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá

Macapá, 07 de fevereiro de 2012

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD