Secção Única do Tribunal de Justiça nega pedido de Habeas Corpus a acusado de tentativa de homicídio contra a própria mãe

405SECCAO 1O Tribunal de Justiça do Amapá realizou na manhã desta quinta-feira (14), conforme prevê o regimento interno, a 405ª Sessão Ordinária da Secção Única, onde estiveram em pauta 19 processos. A pauta foi composta por 13 pedidos de Habeas Corpus, três de Revisão Criminal, dois pedidos de Exceção de Suspeição Cível e um Embargo Infringente do Tipo Criminal. Esta foi a penúltima sessão do ano, a Corte volta a se reunir em Sessão Extraordinária na próxima segunda-feira (18) encerrando as atividades em 2017.

405SECCAO 2O processo de número 0002603-95.2017.8.03.0000 tratava de um pedido de Habeas Corpus interposto por Moisés Rodrigues Barbosa, acusado de tentativa de homicídio contra a própria mãe. O caso ocorreu em 13 de agosto de 2017 no município de Mazagão, durante a comemoração do dia dos pais. O acusado teria atirado contra a genitora dentro da residência da família. Considerando a gravidade do fato e observando a alta periculosidade do acusado, a Corte denegou por unanimidade a concessão do “remédio constitucional” de acordo com os termos do voto proferido pelo relator Desembargador Rommel Araújo de Oliveira.

405SECCAO 15Em outra ação julgada pela Secção Única, a Corte analisou pedido de Habeas Corpus impetrado pela defesa de José Leonardo Souza Xavier, condenado a pena de 12 anos de reclusão em regime fechado pela prática do crime de homicídio qualificado, tipificado no artigo 121 do Código Penal Brasileiro. O crime ocorreu em dezembro de 2013, quando José Leonardo teria tirado a vida de Fábio Almeida Medeiros com requintes de crueldade, utilizando arma branca e pedaços de pau contra a vítima em via pública, no Bairro Brasil Novo.

Após sua prisão, José ainda teria ameaçado a testemunha do crime.  A Egrégia Corte, observando a condição violenta do condenado decidiu por unanimidade denegar a ordem, seguindo o voto da relatora Desembargadora Sueli Pini.

405SECCAO 14A Sessão foi marcada ainda pela saudação feita pelos Desembargadores ao trabalho exercido pelo Ministério Público, que funciona como um “ministro do povo” atuando sempre em prol da sociedade amapaense e contribuindo para o perfeito funcionamento da Justiça como ator processual.

Participaram da 405ª Sessão Ordinária da Secção Única os Desembargadores Gilberto Pinheiro (presidindo a sessão), Carmo Antônio de Souza, Sueli Pini e Rommel Araújo, além dos Juízes convocados Eduardo Contreras e Mário Mazurek. O Ministério Público foi representado e saudado pelos Desembargadores na pessoa da Procuradora de Justiça Maricélia Campelo.

-Macapá, 15 de dezembro de 2017-

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD