3ª Vara Cível de Santana fecha terceiro ano consecutivo com taxa zero de congestionamento de processos

3CIVELSTNZERADA1Em três anos, iniciativas do titular da 3ª vara Cível, de Fazenda Pública, Órfãos e Sucessões da Comarca de Santana, juiz José Bonifácio Lima da Mata, mudaram o panorama burocrático relativo ao andamento dos processos. Criada em 23 de setembro de 2009, a unidade trabalhava com um grande volume de processos empilhados aguardando análise. Mas, a partir do início de 2015 entrou em prática o novo modelo de gestão com foco na produtividade.

3CIVELSTNZERADA 17Com o comprometimento de toda a equipe da unidade judiciária, o juiz realizou mutirão interno durante seis meses, quando toda equipe trabalhou aos sábados, domingos e feriados para que a Vara atingisse o resultado eficiente, zerando todos os processos conclusos no gabinete e em toda a secretaria.

3CIVELSTNZERADA 3“Foi uma técnica desenvolvida para diminuir o trabalho manual. Fomos atrás das melhores práticas utilizadas por outros juízes na Justiça do Amapá. Levei minha equipe até Varas de Macapá para aprender como entregar a prestação jurisdicional exatamente no dia do vencimento, por exemplo”, destaca o magistrado. Segundo ele “foi um trabalho árduo, mas depois que a equipe aprendeu a trabalhar com relatórios, os resultados apareceram e hoje é só verificar o Tucujurômetro e ver: julgamentos pendentes = 0; despachos pendentes = 0; decisões pendentes = 0; expedientes pendentes = 0 e processos em trâmite = 0. Isso significa que o trabalho está atingindo um nível de excelência”.

Equipe motivada e jurisdicionado satisfeito

3CIVELSTNZERADA 10Além do esforço de toda equipe, o que vem possibilitando com que a 3ª Vara continue atingindo a taxa de congestionamento zero no Sistema Tucujuris do TJAP, a unidade acaba de ganhar mais um reforço, o servidor Marcelo Miranda, que por sete anos ocupou vários cargos no Judiciário nas comarcas de Porto Grande, Laranjal do Jari e Macapá. Até o mês passado ele ocupava a função de supervisor da Central de Conciliação do Fórum da capital e agora é o assessor jurídico da 3ª Vara Cível, de Fazenda Pública, Órfãos e Sucessões da Comarca de Santana.

“Não tenho dúvidas de que o trabalho conduzido pelo Juiz Bonifácio, pelo servidor Tonhy Jachs, chefe de secretaria, bem como dos demais servidores torna esta Vara uma referência. Aqui, cada um desempenha seu papel com bastante responsabilidade para que ao final todos ganhem, principalmente o nosso jurisdicionado santanense”, afirmou.     

3CIVELSTNZERADA 8O servidor Tonhy Jachs Paes dos Santos, há mais de 15 anos no Judiciário amapaense, desde 2009 é o chefe da Secretaria da 3ª Vara Cível de Santana. Ele também destaca o empenho de cada servidor, que desde o início da nova fase vem conseguindo eliminar todos os processos conclusos para sentença, despachos e decisões; bem como todos os expedientes cartorários em situação de atraso.

“Isso representa o comprometimento de cada um. Para se ter uma ideia, quando tem servidor de férias, licença ou outro benefício a gente consegue estabelecer o mesmo ritmo de trabalho. O segredo para tudo é a boa relação no ambiente de trabalho, aqui cada um sabe dividir as tarefas como também sabe dividir os momentos difíceis”, ressaltou Tonhy.

Tucujurômetro

3CIVELSTNZERADA 4A ideia do Tucujurômetro nasceu a partir de uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça para medir, por meio de uma ferramenta virtual semelhante - o Processômetro - a implementação das metas desenvolvidas a  cada ano, permitindo um acesso mais detalhado aos processos bem como à taxa de congestionamento dos processos desde o momento que chegam à Secretaria até seu arquivamento.

Macapá, 11 de dezembro de 2017-                                                   

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD