NUPEMEC forma 117 novos conciliadores com direito a cerimônia de certificação

concilianupemec2017 1Na última sexta-feira (01), o Judiciário amapaense entregou certificados de conclusão de curso a 117 novos conciliadores, entre servidores do Judiciário e membros da sociedade civil, durante cerimônia realizada no Plenário do Tribunal de Justiça do Amapá. O evento contou a presença do Presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork; da presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos – NUPEMEC, desembargadora Sueli Pini; e do Presidente do Comitê de Práticas Restaurativas, desembargador Carmo Antônio de Souza. (VISUALIZAR FOTOS)

concilianupemec2017 170Como parte da programação da XII Semana Nacional de Conciliação, foram certificados especificamente 83 facilitadores em círculo; 07 conciliadores; 08 mediadores escolares; 09 mediadores judiciais e 06 instrutores em mediação. “Até chegar aqui, houve evasão e reprovações, o que comprova que o crivo da seleção foi rigoroso”, definiu a desembargadora Sueli Pini se referindo aos 117 concluintes.

Segundo ela, em 2018 o NUPEMEC terá foco na capacitação de servidores do quadro do TJAP, com redução das vagas para a sociedade civil. Esse trabalho será feito em cooperação com a Escola Judicial do Amapá – EJAP.

concilianupemec2017 67Para o presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, “a conciliação é uma cultura que deve estar presente nos processos e, sobretudo, fora deles”. Dirigindo-se aos formandos ressaltou: “Vocês estão sendo certificados em algo que vai além de uma mera capacitação profissional, estão sendo certificados na cultura da paz. Por isso desejo pleno sucesso a todos e que possam vir mais servidores e não-servidores somar com esse esforço do Judiciário”.

concilianupemec2017 38Na condição de presidente do Comitê de Práticas Restaurativas, o desembargador Carmo Antônio de Souza desejou que “o Amapá continue sendo exemplo na implantação da Política Nacional de Conciliação e das práticas restaurativas”. Como professor universitário, ele acredita que as carreiras de conciliação serão uma realidade cada vez mais presente no Judiciário Brasileiro e recomenda aos graduandos que se capacitem nessa área.

concilianupemec2017 84Para a estudante do 6º semestre do curso de Direito, Alana Alves Brilhante, que recebeu seu certificado das mãos da desembargadora Sueli Pini, “toda essa onda de pacificação é muito importante para o futuro da sociedade”. Segundo ela, o mais relevante dessa experiência é “ver os resultados na vida das pessoas, sobretudo aquelas que compõem uma mesma família e que, muitas vezes por falta de diálogo, permitem que um problema se agrave até chegar ao Judiciário”.

concilianupemec2017 89A Juíza Substituta Ilana Kabacznik Luongo Kapah participou do curso e disse que a utilização das técnicas de conciliação e Justiça restaurativa nas audiências ou no contato com o jurisdicionado ajuda muito a tornar essa relação mais profícua. “Essas ferramentas nos ajudam a adotar uma comunicação não violenta, o que facilita na prática quando precisamos comunicar, por exemplo, uma punição ou uma decisão”, explicou a juíza.

concilianupemec2017 3Lucila Malcher, professora da rede estadual de ensino, também integrou a turma de formandos em Conciliação e Práticas Restaurativas. Para ela, no ambiente escolar é fundamental a adoção dessas técnicas, uma vez que muitos conflitos surgem diariamente. “Quero ajudar a formar núcleos de mediação nas diversas escolas. A experiência pedagógica aliada aos métodos consensuais de resolução de conflitos ajudam toda a comunidade escolar a se enxergar como responsável pelos seus próprios problemas”, enfatizou.

-Macapá, 04 de dezembro de 2017-

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD