V Caminhada irá encerrar programação local da Semana Nacional de Conciliação
Neste sábado (02/12), às 8 horas da manhã, a Justiça do Amapá realizará a V Caminhada da Conciliação. A concentração será em frente à Praça Veiga Cabral, com chegada na Fortaleza de São José de Macapá. Convidados a vestir roupas na cor branca, os participantes percorrerão a Rua Cândido Mendes, formando um verdadeiro exército de conciliadores.
Para o presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, a Justiça e todas as demais instâncias da sociedade brasileira vivem uma era exacerbadamente conflituosa e polarizada. “Tanto nas opiniões políticas quanto no trato social, temos visto cada vez mais pessoas se distanciando entre si quando encontram um ponto de discordância a respeito de qualquer questão”, analisou.
Segundo o presidente, “vivemos uma época na qual a civilidade tem sido ofuscada pela facilidade que as pessoas encontram, sobretudo por meio das redes sociais, de se expressarem de forma mais livre e focalizando em quem faz eco às suas opiniões, não procurando entender o outro”. Diante desta realidade, ele compreende que é preciso contar com o apoio das instituições para reverter este quadro de intolerância, estimulando a pacificação dos conflitos e o entendimento democrático do direito do próximo.
A presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Sueli Pini, explica que na Justiça do Amapá os Cejuscs executam as políticas de conciliação com excelência no âmbito do 1º Grau de jurisdição. Enquanto isso, o Nupemec/TJAP promove a conciliação e a mediação de conflitos na esfera do 2º Grau quando, aliás, os litígios já estão mais recrudescidos e os litigantes mais resistentes.
“Para a 12ª Semana Nacional de Conciliação, que iniciou na segunda-feira e encerra no próximo sábado, 2.048 audiências foram marcadas em todo o estado, com o objetivo de solucionar conflitos que, em valores financeiros, somam mais de R$ 48,5 milhões. A caminhada é um momento para que todos tenham conhecimento de que a pacificação social é o melhor caminho, pois as pessoas não precisam litigar, se desentender. Elas podem conversar, ceder e assim resolver as suas diferenças”, exalta a desembargadora Sueli Pini.
Durante a caminhada, serão distribuídos folderes educativos, cartilhas e mudas de plantas, que simbolizam o cultivo da prática da Conciliação.
-Macapá, 01 de dezembro de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 01 Dezembro 2017 00:37