Moradores do Conjunto Macapaba recebem ação promovida por conciliadores em formação do NUPEMEC
Mais um grupo de mediadores judiciais do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP) finalizou a sua formação com um projeto de cunho social, denominado “Cidadania para todos”. O local escolhido foi o Conjunto Macapaba, onde foram oferecidos diversos serviços à comunidade, no último sábado (25). (VISUALIZAR FOTOS)
Mediadores em formação e parceiros ocuparam o Centro Comunitário do Conjunto Macapaba, casas cedidas pelos moradores e até mesmo sombras de árvores ao lado das residências. A regra era não medir esforços para a boa realização do projeto, que distribuiu além dos serviços, muitos sorrisos e abraços.
Participaram da ação: o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (CAMUF); Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); e o Projeto 3Ss (Semeando Serviços à Sociedade) – iniciativa nascida dentro das atividades do curso e idealizada pela mediadora em formação Dora Flora.
O convite para a ação partiu da Associação de Mães e Amigos de Pessoas com Deficiência. Segundo a presidente da Associação, Mariclei Ribeiro da Silva, existem muitas barreiras para as pessoas com deficiência nos órgãos públicos, o que faz com que algumas mães percam a esperança na hora de buscar seus direitos. “É muito gratificante participar deste projeto, porque qualquer ação que pareça pequena se transforma em uma grande ajuda para nós, que muitas vezes não temos nada”, afirmou.
A instrutora do NUPEMEC, Sônia Ribeiro, destacou a determinação dos novos mediadores, que durante toda a formação participaram de diversas atividades promovidas pelo Núcleo. “Agora é a comunidade que sairá ganhando, porque terá a proximidade com o Poder Judiciário e com o acesso mais rápido por meio do CEJUSC da Zona norte que vai receber essa demanda do Macapaba. Essa é uma semente que estamos plantando para dizer à comunidade que o Judiciário está ao lado deles e temos pessoas que estão capacitadas para intermediar os conflitos e gerar essa cultura de pacificação”, enfatizou.
A instrutora também lembrou a participação dos 15 estagiários recém aprovados no processo seletivo do Núcleo. Na ação, eles tiveram a primeira experiência prática, conhecendo as demandas dentro da realidade social que terão como objeto durante os atendimentos nos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos (CEJUSCs).
O programa Pai Presente, da Justiça do Amapá também esteve na ação, com 10 processos de averbação de paternidade. A supervisora, Euzinete Bentes, que participou da formação dos mediadores aposta na importância da disseminação da paz dentro da comunidade. “O conhecimento e a paz somente são válidos quando são semeados, quando são passados adiante. Nós precisamos que mais pessoas venham se juntar a esse projeto de sensibilização, que busca a paz social e a resolução de conflitos”, argumentou.
O CAMUF prestou informações sobre os casos de violência doméstica para o empoderamento feminino. Segundo a integrante da equipe, Alessandra Coelho, “às vezes o simples xingamento é um tipo de violência que a mulher não sabe identificar”. O objetivo é prevenir e esclarecer mulheres que estão sofrendo violência dentro da própria casa e não identificam.
O contabilista e estudante de direito Josué Lima, conciliador em formação do NUPEMEC, falou das experiências vivenciadas nesse período e da alegria de ajudar a comunidade na busca da resolução dos seus impasses. “É muito bom poder ajudar as pessoas, que vêm até nós e saem com os seus problemas resolvidos, tendo atendimentos médicos e orientações jurídicas, principalmente as pessoas mais carentes desses serviços”, comentou.
No dia 1º de dezembro, os novos facilitadores em Práticas Restaurativas, mediadores escolares e mediadores judiciais receberão a certificação pela conclusão da formação, no Tribunal de Justiça do Amapá após longa fase de preparação.
- Macapá, 28 de novembro de 2017 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 28 Novembro 2017 06:04