Comunidade do Ambrósio recebeu ação da Justiça do Amapá através de Círculo de Diálogo
Moradores da área portuária da Comunidade do Ambrósio, no município de Santana, receberam uma grande ação do Projeto Comunidade em Círculo, iniciativa que consiste em facilitar o diálogo do Sistema de Justiça com a comunidade-alvo, representada por moradores de todas as faixas etárias e gêneros, captando suas demandas. A programação foi realizada na Escola Estadual Afonso Arinos, na Área Comercial de Santana, no último sábado (25). (VISUALIZAR FOTOS)
Resultado de colaboração entre Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Ministério Público Estadual (MP-AP), Prefeitura Municipal de Santana, Governo do Estado do Amapá e a Associação Comunitária da Área Portuária (ACAP), o programa Comunidade em Círculo pretende captar as demandas mais relevantes e de maior projeção na comunidade para produzir, por meio de processamento interinstitucional, projetos, programas e soluções com a finalidade de aprimorar a qualidade de vida e a cidadania dos residentes.
De acordo com a titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Santana, juíza Carline Negreiros, o Programa Círculos de Diálogo objetivou ouvir a comunidade e, após, estudar formas de ajudá-la, intervindo na atuação do Poder Público.
“Além disso, ressalto que sentimos a necessidade de atender a comunidade do Ambrósio pela alta vulnerabilidade social, situação na qual se encontram principalmente os jovens, que estão expostos a diversos tipos de práticas delituosas. Então, precisaremos intervir para que as demandas da sociedade sejam solucionadas”, disse a magistrada.
O presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Ambrósio, Benedito Barreto, ressaltou que essa é uma oportunidade única que a comunidade teve para chamar a atenção dos Poderes Públicos para as carências que existem no bairro.
“Hoje a comunidade do Ambrósio não tem uma escola municipal, então essa é uma das soluções que estamos reivindicando e esperamos que os poderes possam solucionar essas demandas. Precisamos nos unir para encontrarmos, juntos, as soluções e melhorias necessárias para a nossa comunidade”, disse o presidente da associação.
A moradora da comunidade do Ambrósio, Isabel Rocha, destacou que “a comunidade precisa de uma segurança a mais, com policiamento mais ativo e, além disso, sofremos muito com a falta de água. Estamos aqui para buscar uma solução e essa é a nossa oportunidade de falar”, disse a dona de casa.
A juíza Larissa Antunes Noronha, titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana, disse que após a comunidade relatar os problemas que enfrentam, será feito um diagnóstico de tudo o que foi colhido para que a Justiça e os parceiros do programa Comunidade em Círculos programem suas ações.
“De acordo com as demandas, chamaremos os órgãos responsáveis pelos serviços que identificarmos para, juntos, darmos início às ações que podem solucionar esses problemas. Claro que isso não acontece de hoje para amanhã, mas a expectativa é atender às reivindicações o mais rápido possível”, disse a magistrada.
O prefeito do município de Santana, Ofirney Sadala, disse que reconhece a principal necessidade da comunidade do Ambrósio, a regularização do fornecimento de água. “Essa é uma luta antiga, na qual estamos trabalhando há algum tempo, mas reconhecemos que ainda precisamos melhorar. Mas asseguro que estamos a caminho de resolver o principal problema, que é a falta de água”, ressaltou o prefeito.
A promotora de Justiça do Ministério Público do Estado, Silvia Canela, agradeceu a participação da população e disse o quão benéfica essa iniciativa será para os moradores. “Esse trabalho é como a realização de um sonho, e não conseguiremos se não estivermos todos juntos”, ressaltou. “Vocês serão muito beneficiados quando tudo isso for realizado, então é muito importante a participação e contribuição de cada um”, observou a promotora para os presentes na ação.
Participaram da composição da mesa de honra as juízas Carline Negreiros, Larissa Noronha, Eliana Pingarilho e Michelle Farias; a promotora de Justiça do Ministério Público Silvia Canela; o prefeito do Município de Santana Ofirney Sadala e o representante da Comunidade do Ambrósio, Benedito Barreto.
-Macapá, 28 de novembro de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Terça, 28 Novembro 2017 03:53