Barco Tribuna retorna de sua 97ª jornada fluvial

2012-02-24-btA Justiça itinerante voltou a percorrer a região ribeirinha do Bailique, facilitando o acesso à Justiça de primeiro grau às comunidades isoladas. Esta foi a 97ª Jornada e aconteceu nas localidades de Vila Progresso, Itamatatuba e arredores.

O Barco “Tribuna – a Justiça vem abordo” iniciou a Jornada Fluvial ao Bailique no dia 12 de fevereiro. Após sete dias de viagens pelos interiores, contabilizou cerca de 300 ações jurídicas executadas.

O objetivo de aproximar as comunidades ribeirinhas dos serviços da Justiça foi novamente alcançado. O relatório emitido pela comissão de organização do Barco Tribuna destacou a procura e a participação da população durante a viagem. Entre as principais ações, destacam-se 109 despachos, 63 audiências e 29 decisões. Também foram realizadas audiências em ações de divórcio, investigação de paternidade, ação de alimentos, entre outros.

A equipe esteve sob a coordenação do Juiz de Direito Substituto Almiro do Socorro Avelar e, no total, foram 32 servidores envolvidos na ação, entre serventuários da Justiça, Militares e parceiros.

Nessa viagem, acompanharam os trabalhos da Justiça Itinerante os estrangeiros Franck Schultze e Rudolf Leuthold, jornalistas enviados de uma agência de notícias alemã, que tiveram como objetivo fazer a cobertura e a divulgação em nível mundial dos trabalhos desenvolvidos pela Justiça Itinerante.

Durante a jornada marítima, a Justiça do Amapá procura não somente atender à demanda jurídica, mas também, alcançar as comunidades com necessidades de orientação social.

Por meio de palestras e acompanhamentos psicossociais a Justiça Fluvial trabalha com jovens e famílias em risco social, orientando e promovendo atendimentos individuais e comunitários. Durante os sete dias de viagem, foram ministradas 10 palestras, com temas de interesse social, e realizados cerca 150 atendimentos.

O barco retornou na última segunda-feira(20/02). A Justiça do Amapá deve levantar pontos positivos e sugestões para a próxima jornada.

Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá

Macapá, 24 de fevereiro de 2012

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD