TJAP, MP e GEA firmarão convênio para realização do programa Escola Restaurativa para educadores de Santana

restairagfeapm 10O presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Carlos Tork; o Governador do Amapá, Waldez Góes e o Procurador Geral do Ministério Público do Estado, Márcio Augusto Alves, protagonizaram encontro para definir diretrizes sobre cooperação na formação de professores de Santana em técnicas de Justiça Restaurativa.

 

restairagfeapm 7A reunião ocorreu na quinta-feira (23), e contou com a participação da deputada estadual Marília Góes, da Desembargadora Sueli Pini, Coordenadora do NUPEMEC/TJAP; da promotora de Justiça Silvia Canela e das juÍzas Larissa Noronha e Michele Farias, titulares das varas de Infância e Juventude e da Violência Doméstica da Comarca de Santana.

Um convênio será firmado entre os poderes para formação de 70 professores das redes estadual e municipal de ensino de Santana,  em práticas de Justiça Restaurativa. Os educadores serão capacitados para atuarem como formadores.

restairagfeapm 25A capacitação terá três módulos de formação destes profissionais, sendo que cada instância da parceria se responsabilizará pela realização de um módulo. O Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Santana se responsabilizará pela etapa de competência do TJAP.

restairagfeapm 18De acordo com a juíza titular da Unidade, Larissa Noronha, o município sediará o projeto piloto desta iniciativa de capacitação de servidores da educação, que serão responsáveis pela disseminação das técnicas e ferramentas nas escolas de Santana. “Houve uma aproximação com a Secretaria de Educação por conta dos excelentes resultados obtidos com as práticas restaurativas no município. Estamos discutindo agora um projeto para 2018 por meio do qual a Educação do Estado se apropriará dos métodos de práticas restaurativas para a criação das competências nas escolas”, destacou.

A ocasião também serviu para a apresentação dos resultados do Projeto Escola Restaurativa da Comarca de Santana, que tem a parceria do Ministério Público Estadual e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação.

restairagfeapm 23A Deputada Marília Góes participou do encontro e falou das tratativas para a transformação das práticas restaurativas em projeto de Lei, para que se torne uma política de Estado. “Será uma forma de ampliar para outras áreas como a saúde e a segurança pública, para fazer do Amapá um Estado diferenciado por conta das praticas restaurativas”, afirmou.

restairagfeapm 24O Governador Waldez Góes falou que a violência no Brasil é uma questão desafiadora, pois existem momentos que as famílias e até o poder público se sentem impotentes. “A escola é o único ambiente  onde a comunidade se faz mais presente, por isso é o lugar onde alçaremos um resultado rápido”, ponderou.

Segundo a promotora de Justiça Silvia Canela, coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas do MP de Santana, no município já existem várias instituições que desenvolvem essa metodologia.

restairagfeapm 12“O nosso sonho é transformar o município de Santana em uma cidade restaurativa. O trabalho desenvolvido no município tem proporcionado resultados positivos como a prevenção da violência, que deve ser um trabalho de todos. A Justiça Restaurativa é uma forma diferente das pessoas virarem protagonistas capazes de resolver seus problemas”, enfatizou.

A Secretaria Adjunta de Políticas da Educação, pedagoga Dina Guedes, afirmou que 30 escolas já receberam os núcleos de práticas restaurativas, sendo 15 em Macapá e 15 em Santana. “Existem muitos conflitos dentro das escolas, percebemos até muitos atos de violência, simbólica ou física. Precisamos fazer da escola, que é o ator principal na formação do aluno, um lugar de respeito, solidariedade e humanização nessas relações”, argumentou.

restairagfeapm 4O presidente do TJAP acredita que a partir do projeto piloto em Santana será possível ter uma dimensão dos resultados. Após esse primeiro momento, será possível ampliar para outras regiões,  consolidando essa dimensão da paz social.

restairagfeapm 20O procurador-geral de Justiça do MP-AP, Márcio Augusto Alves, aproveitou a oportunidade para anunciar que no mês de dezembro durante a Semana do Ministério Publico, será realizado um círculo restaurativo com o Colégio dos Procuradores de Justiça com foco no relacionamento entre os pares. O período marca as cememorações pela passagem do 14 de dezembro, Dia Nacional do MP.

Representantes da SEED e da Secretaria de Educação do Município de Santana também estiveram presentes ao encontro. Após o diálogo, as autoridades assistiram a um vídeo produzido por duas escolas que recebem o projeto em Santana, onde foram mostrados depoimentos de professores e alunos alcançados pelas práticas restaurativas.

-Macapá, 24 de novembro de 2017-

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora


Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD