Saúde do homem é tema de palestra para servidores do TJAP em adesão à campanha Novembro Azul
O plenário do Tribunal de Justiça do Amapá foi o local escolhido para a palestra que trouxe como tema a Saúde do Homem, em adesão ao novembro azul, mês destinado as ações de prevenção, que além de alertar para o câncer de próstata também motivam os homens a realizarem o autoexame regularmente. (VISUALIZAR FOTOS)
O palestrante foi o médico Ronaldo Dantas, pediatra, especialista em epidemiologia e mestre em doenças infecciosas, que abordou o tema fazendo uma análise da falta de cuidados que o homem tem com a própria saúde. Ele também abordou o tema preconceito como um dos principais fatores que vem contribuindo para o crescimento do número de casos de câncer no Brasil e conseqüentemente no Amapá.
“A preocupação maior é porque o câncer de próstata é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas até que já esteja em um estágio bastante avançado. E nesse caso o exame de toque retal é o mais eficaz para diagnosticar a doença de maneira precoce, proporcionando o início do tratamento. Mas, o homem ainda continua nessa linha do preconceito e isso tem que acabar”, ponderou o médico.
Ronaldo Dantas também explicou que além do diagnóstico precoce, a medicina recomenda que mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 40 anos com fatores de risco ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre a doença.
“Quanto mais a idade aumenta, avança a propensão e a tendência familiar é um componente muito forte. Quando uma pessoa já tem um descendente em primeiro grau que tenha câncer de próstata, a possibilidade deste desenvolver a doença é de 50%. Quando existem dois casos de câncer de próstata na família, essa possibilidade aumenta para 80%, portanto é uma situação totalmente vinculada à hereditariedade”, explicou o médico.
Para o diretor-geral do TJAP, Gláucio Maciel, que também acompanhou a explanação do profissional de saúde, a iniciativa do Tribunal reforça as campanhas que visam a saúde do servidor.
“Nós estamos aqui para contribuir nesse esforço nacional de prevenção ao câncer de próstata e sabemos que dentro das ações de combate, a prevenção é uma das principais iniciativas ou a primeira delas. Portanto, é importante buscar um profissional de saúde para realizar os exames”, afirmou o diretor
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens no país e o sexto lugar em nível mundial. É a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Pelo menos 61.200 novos casos da doença foram detectados no Brasil entre os anos de 2016/2017.
-Macapá, 22 de novembro de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quarta, 22 Novembro 2017 05:07