TJAP realiza 3º Encontro de Trabalho de Diretores de Fóruns da Justiça do Amapá
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realizou nesta sexta-feira (17) o 3º Encontro de Trabalho de Diretores de Fóruns da Justiça Amapaense. O evento teve como tema central o planejamento para as ações do ano de 2018, onde foram expostos e debatidos os planos de contribuição de gestão de unidade judiciária, abordagem geral sobre violência doméstica, utilização dos recursos do Fundo de Apoio ao Juizado da Infância e da Juventude - FAJIJ e ações da Coordenadoria das Varas Criminais. (VISUALIZAR FOTOS)
O presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, explicou que o encontro teve no primeiro momento o debate acerca das gestões dos fóruns, discutindo as competências dos diretores de cada unidade. Em seguida foi discutido o calendário de eventos que serão realizados pelo Tribunal no ano que vem. “Fizemos reuniões com as coordenações das varas criminais, infância e juventude e a coordenação de violência doméstica, áreas nas quais pretendemos avançar no ano de 2018”, complementou.
Quanto ao plano de ação do Tribunal de Justiça para o próximo ano, o desembargador Tork ressaltou que será priorizada a gestão judiciária, uma vez que o ano de 2017 foi marcado pela gestão administrativa e financeira. O Presidente ainda fez uma pequena avaliação deste ano, considerando que “2017 foi um ano muito promissor, quando foram realizadas mudanças necessárias para que no ano seguinte se possa avançar ainda mais”.
Ainda durante o 3º encontro foram debatidas as responsabilidades dos juízes que atuam como diretores dos fóruns. O juiz auxiliar da Presidência, João Matos, ressaltou a necessidade de criar nos magistrados “uma cultura de administração”, tendo em vista que os juízes não têm apenas a função de julgar processos, mas também a função de administrar, sobretudo nas comarcas do interior onde o juiz “se torna um síndico do fórum”.
O juiz Nilton Bianquini Filho, titular do Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Macapá, apresentou os resultados do grupo de trabalho sobre Gestão de Unidades Judiciais de Quarto Grau. “O objetivo deste GT é expor a rotina das secretarias e indicar melhoras para o sistema Tucujuris”, esclareceu.
Para o titular da Vara Única da Comarca de Tartarugalzinho, juiz Heraldo Costa, este encontro fortalece o Poder Judiciário, proporciona as diretrizes de trabalho a serem seguidas pelas diretorias dos fóruns e evita custos com reuniões individualizadas. “Essa reunião é muito importante porque todos nós podemos falar com o presidente e deliberar de forma estratégica as ações necessárias para melhorar a prestação do serviço jurisdicional”, acrescentou.
O titular do Juizado Especial Norte, juiz Marconi Marinho Pimenta, considera que o encontro proporciona também uma troca de experiências entre os diretores de cada fórum. O magistrado ressaltou ainda alguns pontos que serão debatidos como a gestão compartilhada, buscando uma melhora no sistema de informação tecnológica do Tribunal. “É necessário que os juízes e seus chefes de secretaria sempre atuem em prol dos seus jurisdicionados, então esse encontro serve para direcioná-los para isso também”, concluiu.
A juíza Marina Lorena Lustosa Vidal, titular da 1ª Vara da Comarca de Laranjal do Jari, observou que o encontro serve para sistematizar a gestão participativa, “dando um olhar especial para as comarcas do interior, conseguindo balizar as ações da justiça amapaense”, além de criar uma oportunidade para levar melhorias para a comarca de Laranjal do Jari.
“Nossa intenção é aperfeiçoar as técnicas na gestão dos fóruns, nós não somos formados como gestores, somos juízes de direito e a partir daqui nós podemos de fato melhorar o nosso trabalho diário”, concluiu a magistrada.
-Macapá, 17 de novembro de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Sexta, 17 Novembro 2017 09:36