Justiça do Amapá realiza 1ª Oficina de Constelação Familiar para presos do IAPEN

constelacaosistemica 17O Tribunal de Justiça do Amapá, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC/TJAP realizou, em parceria com o Governo do Amapá, Assembleia Legislativa, Ministério Público do Estado e Prefeitura de Macapá, a 1ª Oficina de Constelação Familiar para detentos do Instituto de Administração Penitenciária do Estado – IAPEN, ocorrida no dia 14 de novembro e destinada a internos com faixa etária entre 18 e 20 anos, com cerca de 15 participantes.

constelacaosistemica 9A oficina sobre constelações sistêmicas, tida como uma nova abordagem terapêutica no gerenciamento de conflitos familiares e de organizações foi ministrada pela renomada consteladora Marilise Einsfeldt.

Ela explica que a expressão “Direito Sistêmico” surgiu da análise do direito sob uma ótica baseada nas ordens superiores que regem as relações humanas, segundo a ciência das constelações familiares sistêmicas, desenvolvida pelo terapeuta alemão Bert Hellinger.  “A prática de constelação familiar, além de ser uma prática eficaz na solução de questões pessoais, o conhecimento dessa ciência cognitiva tem um importante potencial para utilização na área judicial, que já começa a ser adotada pela Justiça do Amapá”, disse.

constelacaosistemica 11Valéria Regina Leite Andrade, responsável técnica pelo Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas, instalado nas dependências do Iapen, na Escola São José, em cooperação com o NUPEMEC, disse que esta primeira oficina foi muito importante para os internos e funcionários do instituto, “principalmente porque esse público alvo, composto pelos reeducandos, necessita de momentos como esse, que desperte neles o desejo de mudança e de transformação em suas vidas, para que saiam do cárcere homens renovados”, ressaltou Valéria Andrade.

constelacaosistemica 2A instrutora do Nupemec, Sônia Regina Ribeiro, destacou as modalidades mais debatidas e que fizeram a diferença durante a oficina. “Nossa família é um sistema, um campo de energia no interior do qual nós evoluímos e crescemos, e assim estudamos com eles as três leis do relacionamento humano, que são: pertencimento, a hierarquia e o equilíbrio. Pertencimento para que eles possam se enxergar como seres pertencentes a uma família; a hierarquia para que entendamos a importância da figura do pai e da mãe como autoridade na família e, por fim o equilíbrio, entre pai e mãe e irmãos, pois além do inconsciente individual e do inconsciente coletivo, temos em nós o ‘inconsciente familiar’ que atua em cada membro da família,”, enfatizou a instrutora do Nupemec.

constelacaosistemica 13Participaram da Oficina a desembargadora Sueli Pini, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAP; o desembargador Carmo Antônio de Souza, presidente do Comitê de Práticas Restaurativas do Judiciário e a promotora de justiça do Ministério Público do Amapá, Maria do Socorro Pelaes Braga.

-Macapá, 17 de novembro de 2017-

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD