Começa Workshop sobre Constelação Familiar reunindo mais de 250 servidores públicos
Teve início na manhã desta segunda-feira (13) o Workshop sobre Constelação Familiar para mais de 250 servidores públicos, no auditório do Museu Sacaca. Realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado, em cooperação com o Governo do Estado, Prefeitura de Macapá e Ministério Público Estadual, o evento contou como palestrante com a renomada terapeuta Marilise Einsfeldt.
A facilitadora do Workshop conta que a Constelação Familiar é uma técnica onde as situações devem ser observadas por diferentes ângulos, tentando identificar as raízes dos problemas e propondo soluções. A palestra tem como objetivo “mostrar um pouquinho de como podem ser utilizadas as técnicas de constelações juntamente com outras técnicas restaurativas para proporcionar um ambiente melhor nas escolas”.
A palestrante vê a utilização da constelação benéfica para o sistema educacional, uma vez que reorganiza a estrutura escolar. “Gera um grande alívio para o próprio professor, pois ele percebe onde é o seu lugar, tirando-lhe aquela sensação de que deve solucionar tudo” finaliza Marilise Einsfeldt.
O Desembargador Carmo Antônio de Souza, coordenador do Comitê de Práticas Restaurativas, ressalta a importância do workshop. uma vez que convoca vários segmentos do serviço público para conhecer as técnicas que poderão ser aplicadas para melhorias no atendimento aos cidadãos amapaenses.
“A Constituição estabelece que a família é a base da sociedade, então a Constelação Familiar ajuda exatamente nisso, proporcionando que a família se conscientize do problema e que ela própria possa encontrar soluções com o menor trauma possível”, conclui o membro da corte amapaense.
A Secretária de Educação do Estado, Goreth Souza, informa que o workshop busca levar esta nova ferramenta para ser disseminada dentro do serviço público, despertando nos servidores o desejo de desenvolver competências socioemocionais. “O cidadão precisa que os servidores públicos sejam pessoas que tragam para eles soluções para as suas demandas, acolhendo e as tratando da melhor forma possível. Isso só é possível despertando essa competência”, pondera a Secretária.
A Secretária ressalta ainda o trabalho desenvolvido no sistema educacional do município de Santana que teve um avanço nas práticas restaurativas. “Temos um projeto piloto para transformar Santana em uma cidade restaurativa, entrando em 37 escolas e fazendo investimento na qualificação de 100 professores multiplicadores” finalizou a Secretária.
O Workshop de Constelação Sistêmica foi o primeiro realizado pelo NUPEMEC em parceria com outros atores públicos. Segundo a servidora Conceição Meireles, o workshop compôs um primeiro ciclo que terá em 2018 continuidade com a realização de cursos para novos multiplicadores. O Workshop foi dividido em quatro partes, educação, segurança pública, saúde e Tribunal de Justiça e Ministério Público.
-Macapá, 14 de novembro de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Segunda, 13 Novembro 2017 23:16