Técnicos em planejamento do TJAP participam de curso de capacitação em Sustentabilidade na Administração Pública
Servidores da Justiça do Amapá participaram, durante dois dias, do 13º Curso de Capacitação em Sustentabilidade na Administração Pública promovido pela Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P, sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente – MMA. O curso teve carga horária de 24 horas e aconteceu nos dias 07 e 08 de novembro, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá – TRE/AP, e ofertando 60 vagas para servidores de órgãos públicos do estado.
A servidora Natália Pacheco falou sobre o programa A3P, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. “O programa A3P foi criado para ser aplicado na administração pública, nos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, mas pode ser usado como modelo de gestão socioambiental por outros segmentos da sociedade. É muito importante que os servidores que trabalham na administração pública tenham essa consciência sobre a importância da sustentabilidade”, ressaltou Natália.
A ministrante do curso e embaixadora do meio ambiente da Organização das Nações Unidas - ONU, Patrícia Fazano, disse que a capacitação é voltada para o servidor público na expectativa de que os servidores mudem sua postura e pensamento em relação ao meio ambiente e passem a ter um maior cuidado e responsabilidade com a sustentabilidade.
“Macapá é a última capital pela qual estamos passando para capacitar os servidores que atuam na administração pública sobre práticas de sustentabilidade. O A3P é um programa que visa implantar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais exercidas na rotina de trabalho. É importante que os servidores saibam como agir, como trabalhar com responsabilidade socioambiental, sem agredir o meio ambiente”, enfatizou a facilitadora.
A Agenda Ambiental na Administração Pública tem como objetivo sensibilizar os gestores públicos para as questões socioambientais; estimular a incorporação de critérios para gestão social e ambiental nas atividades públicas; promover a economia de recursos naturais e redução de gastos institucionais e contribuir para revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais de sustentabilidade no âmbito da administração pública.
O diretor da Assessoria de Planejamento e Organização do TJAP, Rosywan Cantuária, disse que a sustentabilidade é um modelo importante dentro da administração pública. “Levaremos ao nosso Tribunal de Justiça os parâmetros de sustentabilidade que estão sendo utilizados e estabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente, pela Organização das Nações Unidas e pelo Conselho Nacional de Justiça com o objetivo de apresentar ao TJAP modelos de gestão mais econômicos, racionais e sustentáveis”, destacou.
Conteúdos como gestão de resíduos gerados, compras públicas sustentáveis e uso racional dos recursos naturais foram abordados no curso. A Rede A3P é um canal de comunicação permanente que tem como intuito promover o intercâmbio técnico, difundir informações sobre temas relevantes à Agenda, sistematizar dados e informações sobre o desempenho ambiental das instituições e, ainda, incentivar e promover programas de formação e mudanças organizacionais, permitindo a troca de experiências.
-Macapá, 09 de novembro de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Quinta, 09 Novembro 2017 01:07