Desembargador João Lages palestra para acadêmicos de Direito no mês dedicado ao Tribunal do Júri
O desembargador João Guilherme Lages palestrou para acadêmicos da Faculdade de Macapá (Fama), nesta segunda-feira (6), sobre o papel do juiz criminal na presidência de uma plenária do Tribunal do Júri. O evento atraiu um público de mais de 120 estudantes de vários períodos.
O ciclo de oficinas/palestras realizado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas e pelos acadêmicos do nono e décimo termo da faculdade faz parte da preparação dos estudantes para o XII Júri Simulado da Faculdade, que acontecerá no Fórum de Macapá, no dia 1º de dezembro.
A coordenadora do curso de Direito da instituição, Verena Corecha, explicou como funciona o Júri simulado. “É o embate entre promotoria e defesa, representadas pelos acadêmicos, de um caso real que trazemos para o cenário de simulação, onde os participantes atuam como se aquele caso estivesse acontecendo”, informou.
O desembargador, coordenador do Grupo de Trabalho que tem a tarefa de organizar em todas as comarcas do estado o Mês de Esforço Concentrado de Julgamentos de Crimes Dolosos Contra a Vida, falou de vários aspectos das sessões de julgamento, detalhando as competências do presidente do júri, além de sua experiência de 19 anos à frente da Vara do Tribunal do Júri de Macapá.
“O Tribunal do Júri é o tribunal do povo! É a única forma de um cidadão decidir diretamente dentro do Poder Judiciário. É necessário que possamos aproveitar esse mês para também atender os acadêmicos de Direito falando sobre essa temática”, comentou.
O magistrado destacou o início do mês de esforço concentrado de julgamentos do Tribunal do Júri em todo o país, quando por determinação do CNJ estão acontecendo pelo menos um julgamento por dia de crimes dolosos contra a vida. Em Macapá a pauta foi dobrada para a realização de 29 julgamentos.
- Macapá, 07 de novembro 2017 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora
- Detalhes
- Criado: Terça, 07 Novembro 2017 03:19