“Cuide de você e das pessoas ao seu redor”, recomendou oncologista em palestra pelo Outubro Rosa no TJAP
O último dia de outubro (31) foi registrado no Tribunal de Justiça do Amapá com a palestra do médico oncologista Gabriel Pereira, da Climama, parceira do TJAP no Outubro Rosa. Segundo o médico, “é um mês importante porque consegue mobilizar para a conscientização sobre o câncer de mama”. (VISUALIZAR FOTOS)
Segunda causa de mortes no mundo, o câncer ainda é uma doença que causa medo e avança cercada de tabus, sobretudo porque não escolhe raça, credo ou situação socioeconômica. No Brasil, o câncer de mama apresenta 60 mil casos novos por ano, sendo o de maior incidência nas mulheres. Na região Norte, particularmente no Amapá, ele está em segundo lugar, com 1.800 casos/ano, atrás do câncer do colo de útero, com 2.000 novos casos anuais.
O médico Gabriel Pereira acrescentou uma dica muito importante para as mulheres e homens presentes à palestra. “Apesar de a incidência desse tipo de câncer ser muito pequena em mulheres abaixo dos 40 anos, é muito importante que a partir dos 20 anos as jovens adotem a prática do autoexame como forma de passarem a conhecer suas mamas e as diversas modificações que nelas surgem ao longo da vida, mesmo que não sejam malignas”, informou o médico.
Segundo ele, é comum mulheres de meia idade chegarem ao consultório com nódulos avançados, “porque nunca realizaram o autoexame e por causa disso só perceberam o nódulo quando já estava visível sob a pele”, esclareceu o médico. O especialista reforçou ainda que a maioria dos nódulos detectados nas mamas é benigno, por isso as mulheres não devem entrar em pânico ao perceberem essas formações. O ideal é buscar imediatamente ajuda médica.
Outro aspecto da palestra que chamou atenção foi quanto à repercussão da reposição hormonal feita no período da menopausa feminina, sobre a incidência de câncer de mama. O médico foi enfático ao afirmar que a reposição aumenta o risco do surgimento da doença e que por isso deve ser feita com acompanhamento e diálogo entre médico e paciente, para que seja analisada a real necessidade e os fatores de risco já presentes no histórico.
Apesar de ter uma campanha nacional toda dedicada à sua prevenção, o câncer de mama não é o de maior incidência no Amapá. Por isso, o oncologista Gabriel Pereira fez questão de reforçar a necessidade de prevenção quanto ao câncer do colo de útero, esse no topo das ocorrências. Segundo ele, tanto quanto o autoexame da mama, é fundamental que as mulheres realizem com a mesma frequência o exame do Papanicolau, que previne e detecta lesões causadas pelo vírus HPV, causador da doença.
Durante a palestra, foi enfatizado que os altos índices na Amazônia só serão combatidos com muita informação e engajamento, tanto do poder público, quanto das pessoas em sociedade. “A gente sai dessa palestra com o firme propósito de cumprir todas as orientações, fazer os exames e também orientar as pessoas que vivem no meu entorno para que não venham a sofrer com essa doença tão dolorosa”, disse Regina Chagas, assessora especial da presidência do TJAP.
Socorro Marinho, servidora lotada na Assessoria de Cerimonial, destacou o depoimento em vídeo feito por uma paciente curada do câncer de mama, apresentado pela Oncoclínica. “Um depoimento triste, mas, encorajador, porque a paciente deixa claro que é preciso a gente se amar primeiro e querer viver”, finalizou a servidora.
Macapá, 31 de outubro de 2017-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 31 Outubro 2017 09:14