Presidente do TJAP integra esforço conjunto convocado pelo MP para o enfrentamento à violência no Amapá

reuneseguranca 7A onda crescente de homicídios e roubos no Amapá trouxe para o centro do debate todos os atores envolvidos com a Segurança Pública no Estado. Como chefe do Poder Judiciário do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork, foi convidado pelo Ministério Público do Estado a participar de uma reunião com representantes de todas as instituições que integram o sistema de Justiça e segurança nas esferas municipal, estadual e federal no Amapá.

reuneseguranca 5O encontro para alinhar estratégias unificadas e ações conjuntas para o setor aconteceu no auditório do MP, na tarde desta segunda-feira, 30. Além do TJAP e MP, estavam presentes representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Militar do Amapá (PM-AP), Polícia Federal (PF), Polícia Civil, Exército Brasileiro e Guarda Municipal de Macapá (GMM).

reuneseguranca 12Acompanhado do desembargador Rommel Araújo, o chefe do Judiciário apontou sugestões para o enfrentamento à violência. Uma delas é a criação do Fórum Permanente de Segurança Pública que será realizado, inicialmente, a cada vinte dias, e posteriormente, a cada dois meses.

O grupo será responsável pelo planejamento da pauta, execução das atividades e encaminhamento das prioridades eleitas para o setor. “Com isso nós esperamos dar a resposta que a população tanto espera. As instituições públicas constituídas têm o dever de corresponder aos anseios de quem precisa de segurança”, afirmou o presidente.

reuneseguranca 2Outra medida apresentada foi a unificação dos trabalhos, com o compartilhamento das informações, a partir da criação do Comitê Executivo de Segurança Pública que, além das forças de segurança, será integrado por mais dez instituições, incluindo o Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), com o apoio institucional do Exército Brasileiro e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

reuneseguranca 14Para o procurador-geral do Ministério Público do Estado, Márcio Augusto Alves “o crime em si a gente sabe que é muito difícil debelar. O que a gente não pode conviver é com a insegurança de sair de casa com incerteza se volta ou não, se a casa vai ser invadida na nossa ausência, se vamos ser surpreendidos por um meliante na chegada, na saída ou durante um passeio. Portanto, precisamos mudar essa realidade e esse encontro foi o primeiro passo para isso”.

reuneseguranca 6O vice-governador do Estado, Papaléo Paes, disse na ocasião que “o governo estará presente em todas as discussões e ações como sempre esteve e ficará ainda mais fortalecido na execução das políticas de segurança tendo o apoio de todos”.

Uma nova reunião com a cúpula da segurança pública e parceiros já ficou agendada para a próxima segunda-feira, 06 de novembro, no auditório do MP/AP, no bairro do Araxá.

Macapá, 31 de outubro de 2017-

Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Justiça Contando Histórias- Rádio Difusora

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD