Apaixonado por plantas, servidor do TJAP transforma hobby em terapia com grupo de mais de 250 pessoas
Um passatempo caseiro ganhou vida para além dos muros e virou terapia coletiva para o servidor do Tribunal de Justiça do Amapá, Paulo de Tarso Guerra, e sua esposa, Érica Neves. Tudo começou com uma mudança de endereço, de uma casa ampla para um imóvel menor e com área externa restrita. “Decidi criar um jardim vertical para aproveitar melhor o espaço e passei a pesquisar espécies, adubos e técnicas”, contou Érica. Com a adesão do marido, o jardim se tornou a paixão do casal.
Paulo, o marido, entrou em cena para montar a estrutura de engradados de madeira, aqueles nos quais se acondicionam hortaliças, acoplando ao muro para organizar o jardim vertical. “Pintamos o suporte, escolhemos as mudas, a terra e o adubo e, quando vimos já estávamos muito envolvidos”, relatou Érica. Foi então que tiveram a ideia de organizar um grupo no aplicativo WhatsApp, o “Apaixonados por Plantas”, convidando amigos que comungavam do mesmo prazer em cuidar de plantas.
Em um ano e meio o grupo cresceu e hoje conta com 256 membros, limite máximo do aplicativo, e uma considerada lista de espera com pessoas que pretendem participar.
“Cuidar de plantas é uma terapia. Temos pessoas no grupo que trataram problemas de saúde se dedicando a esse hobby, com êxito”, explicou Paulo. Há entre eles vários profissionais da área, como agrônomos, técnicos agrícolas e paisagistas, entre outros. São os professores do grupo, que resolvem com dicas valiosas as dúvidas dos demais.
O amor pelas plantas veio desde a infância, quando Érica admirava o esmero do avô, seu Abílio Moreira, no cuidado com os vegetais em Santana, onde moram até hoje. Entre vincas e lantanas, flores resistentes ao sol do Equador, o casal e seu grande grupo descobrem novidades a cada dia. “Tudo é uma questão de substrato, que se bem preparado garante a longevidade e saúde da planta”, garantiu Érica.
A primeira iniciativa externa, extra-rede social, foi a realização de uma feira de troca e venda na Praça Floriano Peixoto. Na primeira experiência, apenas dois membros ousaram ir para a praça. No segundo domingo já eram seis e no terceiro chegaram ao número de 19 pessoas. Já realizaram a quarta exposição e pretendem permanecer no espaço sempre aos domingos de 8 às 17 horas. “Cada membro é responsável por seu próprio material e estrutura. Lá eles trocam e vendem mudas e plantas já crescidas, além de adereços para jardins”, explicou Paulo.
O próximo passo será a criação de uma Cooperativa. Após uma palestra na União das Cooperativas do Brasil, parte dos integrantes aderiu à ideia. “Mesmo porque, entre o grupo, há pessoas apaixonadas e há pessoas que também fazem da paixão um negócio. Alguns espaços novos que surgiram na cidade de Macapá recentemente foram fomentados pelo grupo”, finalizou Paulo de Tarso.
- Macapá, 08 de novembro de 2017 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas - Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças - Rádio 96.9 FM
Programa Justiça em Casa - Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário - Rádio Difusora 630 AM
Programa Justiça Contando Histórias - Rádio Difusora 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 07 Novembro 2017 22:38